McLaren cumpre promessa e coloca Mario Andretti para guiar F1 da era híbrida
Mario Andretti disse ainda que convites para guiar carro antigos são comuns, mas a chance de andar com um F1 da era híbrida será como "ir a um encontro com alguém de 25 anos"
Mario Andretti vai voltar ao volante de um Fórmula 1 neste fim de semana, em Laguna Seca, Estados Unidos. O ex-piloto de 82 anos e campeão de 1978 recebeu o convite de Zak Brown, CEO da McLaren, e vai andar com um modelo da era híbrida da categoria.
Andretti contou à revista Road & Track que Brown falou pela primeira vez sobre o assunto no ano passado, durante o Goodwood Festival. Mario lembra que se sentou em um F1 e comentou com Brown que adoraria andar num modelo novamente.
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"Eu disse: 'Adoraria experimentar isso', e Zak disse: 'Bem, vou fazer isso acontecer para você'", revelou Andretti. Em maio deste ano, durante a passagem da Fórmula 1 por Miami, o dirigente americano reforçou a promessa. "Brincávamos sobre isso sempre que nos víamos, e então, em Miami, diante de Martin Brundle, ele falou novamente. Acho que, agora, vai ter de pagar!"
A McLaren não confirmou qual modelo Andretti vai guiar, mas disse que será um da era dos motores híbridos, que entrou em vigor na categoria em 2014. "Quero sentir a potência híbrida, ver como é o carro. Você pode acelerar, mas tem de ter cuidado, tem de trazê-lo de volta", salientou.
Mario Andretti passou pela chamada elite do automobilismo mundial de 1968 a 1982 e representou grandes nomes, como Lotus — equipe pela qual foi campeã —, Ferrari, Alfa Romeo e Williams. Ao todo, foram 12 vitórias em 128 GPs realizados, e embora tenha guiado na Indy alguns carros fabricados pela McLaren, a parceria nunca aconteceu na Fórmula 1.
Sobre o time de Woking, Andretti rasgou elogios. "Eles são verdadeiros profissionais no jeito que dirigem sua equipe e estão organizando tudo para mim, todos os detalhes, e você não faz ideia do quanto eu aprecio esse esforço. É algo que preciso marcar na minha lista de desejos", brincou. O lendário piloto ainda se mostrou bastante tranquilo quanto ao desafio de guiar um carro híbrido.
"Os carros da Indy têm basicamente o mesmo tipo de volante, onde você opera a embreagem e tudo mais. Então isso não é grande coisa. É muito mais fácil do que tentar trabalhar com seis marchas de velocidade; você não tem ideia de como isso é mais fácil, nunca tirar a mão do volante, o que acho que ajuda. Especialmente sob forte frenagem, curvas e tal. Essa é a melhor maneira de pilotar um carro de corrida. Eu gosto disso", completou Andretti.
Por fim, o americano disse que convites para guiar carros antigos são bastante comuns, mas esse de Brown "é como ir a um encontro com uma pessoa de 25 anos". "Nunca fiz isso, mas estou disposto a experimentar com esse carro", concluiu.
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