McLaren x Ferrari: a última briga por título da F1 2024
McLaren e Ferrari chegam em Abu Dhabi disputando o título dos Construtores, que traz mais dinheiro, mas menos tempo de desenvolvimento
Parece que foi ontem que a temporada 2024 começou. E após meses de disputas e muita discussão, este fim de semana temos o final da peleja com o GP de Abu Dhabi. Como os emiradenses despejam uma montanha de dinheiro para ter a última prova do campeonato de F1.
O cenário é maravilhoso, porém não é uma pista de grandes emoções. OK, tivemos 2021 que foi eletrizante. Mas, no geral, mesmo com várias alterações feitas no traçado para dar mais fluidez às ações, o impacto não foi tão grande assim.
O campeonato de pilotos foi definido em Las Vegas com Max Verstappen ganhando seu quarto título. Porém, ainda há uma briga renhida pelo campeonato de Construtores: McLaren e Ferrari chegam ainda com uma situação em aberto e, embora não dê tanto status, é o seu resultado que leva dinheiro para as equipes. Estima-se que o campeão deste ano deve levar cerca de US$ 145 milhões de dólares....
Porém, quem ganhar o campeonato, embora embolse mais dinheiro (uma diferença de cerca de US$ 10 a 15 milhões), acaba por perder tempo de desenvolvimento em tunel de vento até o meio do ano que vem: estamos falando de uma perda de 5% em relação ao vice.
Abu Dhabi é uma pista onde os times tem que trabalhar bastante a questão do equilíbrio entre aderência e velocidade. Justamente pelas alterações feitas para dar mais ação às corridas, ter um carro com uma boa tração e velocidade final acaba por ser determinante.
O fato de ser uma prova noturna traz novamente a situação que vimos no Catar e Las Vegas e conseguir manter a temperatura dos pneus. Para Abu Dhabi, a Pirelli escolheu trazer a gama mais macia (C3/C4/C5) para que os pilotos possam ter uma gestão mais tranquila, embora a falta de curvas de alta velocidade fazem que a estrutura do pneu sofra mais...
A McLaren chega em vantagem sobre a Ferrari (640 x 619). Porém, pelas características da pista, a Ferrari acaba por ter uma ligeira vantagem: embora a McLaren tenha um bom desempenho geral, a Ferrari mostrou uma ótima gestão de pneus ao longo do ano e as alterações feitas na parte final da temporada deixaram o SF24 mais estável e ampliou a janela de funcionamento.
Já o MCL38 da McLaren mostra uma belíssima tração (ótimo em curvas lentas), mas em compensação tem que usar menos carga aerodinâmica para compensar o maior arrasto que o carro tem em relação aos demais concorrentes.
Serão os detalhes que farão a diferença nesta disputa. A Ferrari já disse que vem com tudo, pois não tem muito a perder. A McLaren também diz que vai para a luta e tem como maior motivação tentar quebrar um jejum de 25 anos sem títulos (o último foi em 1998). Porém, a Ferrari “só” tem 15 anos de seca (levou a taça em 2008).