Melbourne terá um novo circuito, mas (ainda) não para a F1
Em parceria público-privada, Melbourne vai ter a construção de um novo grande complexo automobilístico para recepcionar corridas.
Após muito planejamento, o Governo do Estado de Victoria prepara um “Super Circuito” nos arredores de Melbourne. Há um plano para estabelecer um complexo multiuso de automobilismo ao lado do aeroporto de Avalon, a sudoeste da cidade. Segundo informações locais, esse complexo será usado para treinamento de pilotos e testes de carros, sendo um circuito de padrão internacional para corridas.
Caso o projeto seja aprovado, entende-se que a pista estará pronta em 2026, provavelmente sediando provas do campeonato de Supercars. O custo da operação é de cerca de US$ 250 milhões, em parceria público-privada. Além disso, será projetado no padrão FIA Grau 1. Ou seja, pronta para sediar os principais eventos internacionais de carros e motos.
E como fica Albert Park na F1? Segundo a imprensa local, por enquanto o complexo não será uma ameaça para Albert Park sediar o GP da Austrália , até porque o mesmo está garantido por contrato no circuito até 2032. Mas pode ser uma alternativa a Phillip Island para a MotoGP, por exemplo.
Além disso, seria mais um circuito de alto nível que a Austrália teria para receber grandes eventos do automobilismo. Além do Supercars e MotoGP, pode ser usada em rodadas australianas do WEC ou até mesmo na Fórmula E.
Para saber mais sobre o plano australiano, clique aqui