Menos é mais: as laterais da Red Bull para o GP da Hungria
Após muita especulação, a Red Bull apresenta laterais bem revisadas para o GP da Hungria e deixa a concorrência mais preocupada ainda
Muita gente vinha especulando como a Red Bull viria para a Hungria. Até nós mesmos falamos sobre o assunto. E um dos pontos que se dizia é que o RB19 viria com novidades visíveis no que poderia ser chamado de primeiro grande pacote de modificações que os taurinos trariam nesta temporada.
Houve quem dissesse que a dupla Newey/Waché traria a sua versão de “zeropod”. Como dito antes, uma mudança deste tipo levaria tempo e dinheiro e em um regime de teto orçamentário e desenvolvimento restrito, teria que ser um tiro muito certeiro. Não só o lado aerodinâmico, mas também a adaptação que a parte de refrigeração demandaria seria grande. A ver o que a Mercedes fez.
Na quarta, a Red Bull deixou suas instalações muito bem fechadas. E nesta quinta, deixou à mostra a sua nova criação.
Não chega a ser um zeropod, mas é uma radicalização de conceito existente. A Red Bull já vinha perseguindo um estreitamento da entrada de ar desde o início do ano. O RB18 já vinha com uma lateral muito esculpida e o RB19 foi um pouco mais à frente.
Já chamado de “slimpod”, o projeto mostra que a equipe técnica da Red Bull, ao invés de trabalhar no direcionamento de ar em cima das laterais, o que os demais fazem com os “escorregadores” (falamos disso aqui), resolve ir trabalhar na parte de baixo do carro com esta decisão de achatar a entrada de ar.
Sem contar que os braços de suspensão não interferem tanto na entrada de ar e direciona mais ainda o ar para baixo do carro. Aqui nem vai mais a discussão "pushrod" e "pullrod"
Se notar bem, não é novidade. Lembra muito o conceito usado pela Brawn em 2009 de tentar direcionar ao máximo o ar nas laterais para poder maximizar o lançamento do ar para fora do carro (o chamado “outwash”) e ainda fazer um efeito de selar as laterais e ajudar um pouco mais a criar pressão aerodinâmica no fundo do carro...
Mas e a refrigeração? Como fica? Uma das duvidas que ficaram no ar é se a entrada realmente ficou menor. A primeira impressão é que sim. Mas mesmo que tenha havido simplesmente uma reformatação da entrada com a mesma quantidade de ar entrando. Em sendo isso, não há prejuízo.
Todo caso, esta mudança gera a aplicação do mesmo princípio que vemos embaixo do carro para a geração de pressão aerodinâmica. No caso do assoalho, há o estreitamento de área para gerar a aceleração da velocidade do ar e diminuir a pressão. Aqui, com a entrada de ar mais estreita, temos a mesma situação: o ar entra com mais velocidade e não teria prejuízo para a refrigeração (que foi mexida coma alteração do posicionamento dos radiadores).
Para uma pista como a Hungria, uma mudança desta pode sim ajudar a gerar mais pressão aerodinâmica e ainda reduzir a resistência ao ar. Sem contar que esta deve ser a primeira visão do que a Red Bull está aprontando para o RB20.