Mercedes crê que "uma ou duas equipes terão ano doloroso" com novo carro da F1
James Allison, diretor-técnico da Mercedes, avalia que a complexidade das novas regras da Fórmula 1 vai causar estragos em algum projeto
PORSCHE E AUDI: EM VEZ DE SOLUÇÃO, PROBLEMA PARA A F1?
A preparação para a temporada 2022 da Fórmula 1 segue em velocidade e ainda com grandes mistérios com relação aos novos carros ideias de cada uma das equipes. De acordo com o diretor-técnico da Mercedes, James Allison, a complexidade das novas regras fará com que ao menos uma das equipes tenha um projeto totalmente furado e viva um longo ano.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Em vídeo publicado pela Mercedes, Allison avalia que o casamento do tamanho do novo livro de regras e a total diferença para o anterior causa um efeito complicado. É possível que as equipes tenham leituras totalmente distintas entre si, o que torna provável que alguém erre por muito.
"O livro de regras não apenas é enorme - os documentos são o dobro daqueles que vieram antes deles -, mas também são completamente diferente do anterior", disse.
"Eu imagino, dado que os carros são tão novos e diferentes, que uma ou duas equipes do grid vão errar gravemente e terão um ano doloroso. Imagino que todos nós, de alguma maneira, deixaremos de fazer alguma coisa que não conseguimos imaginar e vamos acabar olhando para outro carro e pensando 'ei, por que não pensamos nisso?", opinou.
Conceito dos carros de 2022 da F1 promete retorno do 'efeito-solo' em um design completamente novo (Foto: Fórmula 1)
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Guia FE 2021/22: Chegou ano da adaptação na Fórmula E
"Então, vamos correr para tentar somar essa ideia ao nosso carro o mais rápido possível para melhorar qualquer que seja a posição que estaremos no começo do ano. Se formos sortudos o bastante de estarmos na frente, faremos para continuar atacar os lobos à espreita. Será uma corrida e tanto, definitivamente algo que manterá a todos nós sem dormir muito por toda a temporada", afirmou.
O motor da F1 segue o mesmo, mas os chassis, o desenho aerodinâmico e até os pneus são bastante diferentes aos anteriores.
"O nível das mudanças torna difícil antecipar a ordem de forças, mas é algo muito divertido de contemplar, porque nenhum de nós sabe exatamente. Uma das coisas que representa a essência do esporte é não saber se fizemos nosso melhor nível de trabalho. Digo sobre todos em nossa equipe e em todas as outras equipes", falou.
"Quando chegar a hora, teremos feito o melhor para encontrar um design e uma abordagem que case bem com o novo livro de regras. Todos descobriremos juntos, no começo da temporada e quando as corridas começarem, exatamente como as coisas estão", apontou.
Os testes coletivos de pré-temporada da F1 começam com uma sessão em Barcelona entre os dias 24-26 de fevereiro. A temporada inicia um mês depois, no fim de semana de 20 de março, no Bahrein.
PROST É DEMITIDO DA ALPINE. E AGORA, ELE TEM LUGAR NA F1?
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.