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Mercedes dá espiadinha e avalia sidepod da Red Bull como "diferente e interessante"

Diretor técnico da Mercedes, Mike Elliott, afirmou que visual da entrada de fluxo de ar do RB18 é interessante e espera por mais mudanças no Bahrein

3 mar 2022 - 09h37
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Red Bull ainda procura solução para limite de peso
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Foto: Eric Calduch/GRANDE PRÊMIO / Grande Prêmio

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Com a revolucionária mudança no regulamento da Fórmula 1, todo trabalho dentro e fora das pistas é essencial para o desenvolvimento dos novos carros. A palavra de ordem no momento é aprendizado, mas as equipes também ficam de olho sobre o que as adversárias estão criando. Atenta à principal rival, a Mercedes destacou o visual do sidepod do RB18, da Red Bull, e avaliou como diferente.

A primeira sessão de testes de pré-temporada em Barcelona foi um verdadeiro laboratório para as equipes testarem os novos componentes. Mas, além disso, a preparação também serviu para que as equipes pudessem tirar algumas conclusões sobre as novidades apresentadas pelos adversários.

Apesar de afirmar que ficou preocupado apenas com o desenvolvimento do W13, o novo carro da Mercedes para a temporada 2022, o diretor técnico da equipe, Mike Elliott, deu uma espiadinha no sidepod da Red Bull. "Para ser perfeitamente honesto, não passei muito tempo olhando para os outros carros", começou o aerodinamicista, em entrevista ao site oficial da Fórmula 1. "A coisa mais diferente visualmente é o sidepod que a Red Bull criou. Parece interessante, vamos embora e pensar sobre isso", disse.

Sergio Pérez durante os testes de pré-temporada em Barcelona (Foto: AFP)

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O novo regulamento da F1 tem determinações que deixam os carros com conceitos semelhantes. Porém, há brechas para uma série de interpretações sobre o design, e o sidepod é uma das estruturas que apareceu em formatos diferentes entre os bólidos. "Acho que existem conceitos diferentes. Em termos do que está acontecendo com esses regulamentos, mudamos completamente a maneira de gerenciar a esteira da roda", afirmou o dirigente.

O sidepod do W13 tem um formato mais estreito que gera um controle maior dos fluxos do pneus e diminui o ar sujo ou turbulento para os carros que estão na perseguição, o que facilita a busca pela ultrapassagem. "Nós optamos por uma solução mais estreita e embalamos o carro para poder fazer isso", revelou.

"E equipes diferentes adotaram abordagens diferentes para isso. Algumas delas optaram por essa carroceria grande e larga, tentando controlar a esteira do pneu dessa maneira", acrescentou.

Com a equipe técnica disposta a resolver alguns problemas apresentados durante as 393 voltas completadas por Lewis Hamilton e George Russell, somados, em Barcelona, a Mercedes vai apresentar atualizações na segunda sessão de testes no Bahrein e aguarda também modificações nos carros das demais equipes até a primeira etapa da temporada.

"A realidade é que os carros vão evoluir muito entre agora e a primeira corrida, e veremos diferentes soluções surgirem. Em termos de detalhes do que a aerodinâmica está fazendo, provavelmente tudo tem a ver com o controle da esteira do pneu dianteiro", concluiu.

A última fase de preparação para a temporada 2022 acontece entre os dias 10 e 12 de março. A primeira etapa oficial do ano vai ocorrer no dia 20 de março, com o GP do Bahrein.

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