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Mercedes envia motor de Hamilton para análise após batida com Alonso em Spa

Lewis Hamilton se envolveu em batida com Fernando Alonso ainda na primeira volta do GP da Bélgica, quando foi possível ver fumaça saindo do W13. Agora, saúde do motor será avaliada em Brixworth

30 ago 2022 - 09h00
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Carro de Hamilton ‘voou’ em Spa e sofreu danos ao aterrissar
Carro de Hamilton ‘voou’ em Spa e sofreu danos ao aterrissar
Foto: AFP / Grande Prêmio

ALONSO FOI INOCENTE NA BATIDA, MAS PASSOU DOS LIMITES COM HAMILTON | F1 2022

A unidade de potência utilizada por Lewis Hamilton no GP da Bélgica, disputado no último fim de semana, foi enviada de volta à base da Mercedes em Brixworth, na Inglaterra, para ter seus danos analisados pela equipe. Se não puder ser utilizada novamente, o heptacampeão mundial aguarda por uma punição em breve, já que precisará ultrapassar o limite de motores permitidos em uma mesma temporada.

O carro de Hamilton atingiu o asfalto com força após ser lançado pelo alto ao fazer contato com a lateral da Alpine de Fernando Alonso, ainda na primeira volta da corrida, e foi possível ver uma fumaça saindo do W13 logo após o incidente. Hamilton foi imediatamente aconselhado a desligar seu monoposto, o que o fez em uma das curvas do circuito.

De acordo com o jornalista Adam Cooper, a Mercedes estaria preocupada com o estado do motor após a batida e vai examinar o estado da unidade em Brixworth.

Hamilton tocou em Alonso e levou a pior ainda na primeira volta de Spa (Foto: AFP)

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O V6 utilizado por Hamilton na Bélgica foi seu terceiro da temporada, estreado justamente na sexta-feira de Spa. Assim, a Mercedes esperava usar a unidade de potência ao longo de sete finais de semana, o que possibilitaria à equipe chegar ao fim do ano sem punições por usar motores extra. Caso o utilizado por Lewis na última corrida esteja danificado, dificilmente ele escapará de uma punição até o fim do ano.

Além disso, o piloto do carro #44 ainda está pendurado em todos os outros quesitos do motor, nos quais já atingiu o limite: MGU-K, MGU-H, turbo, controles eletrônicos e armazenamento de energia. Qualquer alteração nessas peças também vai levar Hamilton a uma punição.

Apesar dos motores já utilizados pelo inglês ainda estarem em funcionamento, a quilometragem neste momento da temporada já indica que não terão a potência total, além do fato de que o GP da Itália se aproxima e Hamilton teria uma vantagem por ter um motor novo em uma das pistas com menos exigência aerodinâmica do calendário.

Por fim, a única notícia boa para o britânico é em relação à caixa de câmbio: a peça sofreu uma rachadura durante a batida com Alonso e também será investigada. Caso precise ser trocada, entretanto, é a única que não acarretaria em uma punição ao campeão mundial.

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