Mercedes ironiza 'vista grossa' da FIA para Red Bull: "Vamos pagar multa ano que vem"
Toto Wolff disse que a FIA aplicar uma multa à Red Bull pela quebra do teto orçamentário da Fórmula 1 em 2021 "sanciona o direito de trapacear"
A constatação de que a Red Bull quebrou, sim, o teto de gastos da Fórmula 1 em 2021 provocou reações imediatas pelo grid, a maioria cobrando da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) uma punição efetiva aos taurinos. Contudo, a possibilidade de tudo acabar apenas em uma multa não tem sido bem vista, e a Mercedes já avisou que isso abre um precedente para que os demais times também façam o mesmo nas próximas temporadas.
Toto Wolff foi questionado sobre a infração da rival austríaca ao limite orçamentário pelo jornal italiano Corriere dello Sport. A FIA divulgou na semana passada que, após revisar os relatórios referentes às contas de cada time em 2021, a Red Bull cometeu uma "violação de conduta" ao teto de US$ 145 milhões (R$ 772 milhões, na cotação atual) na ocasião, mas ainda estuda qual punição será aplicada, descartando também a possibilidade de uma investigação formal por ter sido o primeiro ano com a regra em vigor na categoria.
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O questionamento levantado pelo chefe da Mercedes é quanto à chance de a Red Bull receber apenas uma reprimenda. "Se a Red Bull tivesse gastado mais de US$ 2 milhões (R$ 10,6 milhões), então poderiam encerrar o assunto pagando à FIA cinco vezes mais — US$ 10 milhões (R$ 53 milhões), portanto", disse à publicação italiana, acrescentando que, "de qualquer forma, não seria justo, pois sanciona o direito de trapacear pagando uma multa".
O regulamento atual da F1 diz que uma violação de menos de 5% do valor — que hoje representa cerca de US$ 7,2 milhões (R$ 38 milhões) — é vista como sendo de menor peso, podendo acarretar em multa. Valores maiores podem gerar sanções mais graves, como dedução de pontos em ambos os campeonatos (Pilotos e Construtores), suspensão de uma ou de mais etapas do calendário, limitações em testes aerodinâmicos ou mesmo a exclusão do campeonato.
A grande questão, no entanto, é justamente sobre qual punição específica uma equipe pode sofrer por estourar o teto de gastos em determinado valor, uma vez que a FIA não possui uma tabela de sanções definidas sobre a ultrapassagem desse limite. E há muita discordância até mesmo sobre o valor permitido e a vantagem adquirida sobre as rivais. Equipes como Mercedes e Ferrari alegam que US$ 5 milhões (R$ 26 milhões) além do teto, por exemplo, podem representar um desenvolvimento capaz de gerar até 0s5 na pista.
"A Mercedes já falou sobre isso. Se isso realmente for uma brecha, estamos prontos para planejar um orçamento extra e a respectiva multa para recuperar o desempenho e voltar ao topo", encerrou Wolff.
A Aston Martin também não cumpriu o regulamento à risca, mas não gastou mais que o teto. Entende-se que houve um descumprimento processual relacionado a uma série de protocolos administrativos de contabilidade, resultado de variações na interpretação regulatória. Outra informação divulgada pela FIA é que a Williams teve uma quebra de procedimento prévia, mas entrou em acordo com a Administração do Teto de Gastos em maio de 2022.
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