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Mercedes lamenta "ponto fora da curva" em Spa e vê W13 "no equilíbrio certo" na Holanda

Chefe da Mercedes, Toto Wolff destacou a diferença de ritmo vista no carro da equipe em Spa e Zandvoort e questionou a direção que o time deveria seguir na evolução do W13

2 set 2022 - 14h45
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Wolff vê W13 com ritmo muito superior em Zandvoort
Wolff vê W13 com ritmo muito superior em Zandvoort
Foto: Mercedes/Sebastian Kawka / Grande Prêmio

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Em mais um episódio da montanha-russa que vive a Mercedes na temporada 2022, Lewis Hamilton e George Russell subiram o nível em relação ao GP da Bélgica nos dois primeiros treinos livres do GP da Holanda, que será disputado neste fim de semana. O piloto do carro #63, inclusive, chegou a liderar a primeira sessão e mais uma vez o W13 muda drasticamente de comportamento de uma corrida para a outra. Toto Wolff, no entanto, parece ter descoberto o motivo da falta de eficiência em Spa — ainda que tenha feito mistério sobre a solução.

"Agora, nós entendemos o porquê", afirmou Wolff. "Você consegue ver que o carro está no equilíbrio certo — em termos de aerodinâmica e aderência. Em Spa, foi um ponto fora da curva em termos do que nosso carro pode fazer. Esse é um dos melhores circuitos, e você consegue ouvir onde a música toca. Mas precisamos ver amanhã", salientou.

O chefe da Mercedes destacou o conceito diferente da equipe na abordagem do regulamento de 2022, com um sidepod praticamente inexistente e algumas outras diferenças em relação aos outros carros, como o tamanho do assoalho. Com tantas variáveis a serem analisadas, Wolff destacou a principal dúvida da equipe: qual direção seguir para evoluir o carro.

George Russell chegou a liderar o TL1 na Holanda (Foto: Mercedes)

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"Acho que é mais uma questão sobre as coisas que você não vê no carro do que sobre as coisas que você vê", ressaltou. "É óbvio que temos um sidepod estreito, além de outras coisas, como o assoalho traseiro um pouco maior do que em outros carros", destacou.

"Certamente isso vai ter um papel, mas o mais importante é: como desenvolvemos esse carro?", questionou. "Baixo, no chão, onde não podemos usar. E o que isso faz com nossa cinemática da suspensão? É por isso que no momento, é sobre tentativa e erro. [Levantar o assoalho para 2023] não muda em nada. É mais sobre alterar coisas embaixo do carro", revelou.

"Você pode dizer que a Red Bull usa o carro muito mais alto, mas em altas velocidades eles estão com o carro mais baixo", avaliou. "Esse é o compromisso certo que eles têm", encerrou o chefe da Mercedes.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Holanda de Fórmula 1. No sábado, o TL3 está marcado para as 7h (de Brasília, GMT-3). A classificação começa às 10h.

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