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Mercedes revela ordem da FIA para inversão de posições entre Russell e Hamilton em Miami

Chefe da equipe alemã, Toto Wolff deixou claro que "não houve diálogo" com o diretor de prova: as Flechas de Prata apenas receberam diretamente a instrução de Niels Wittich

9 mai 2022 - 12h31
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Chefe das Flechas de Prata, Toto Wolff reiterou que “não houve diálogo” com diretor de prova em Miami
Chefe das Flechas de Prata, Toto Wolff reiterou que “não houve diálogo” com diretor de prova em Miami
Foto: Mercedes / Grande Prêmio

FÓRMULA 1 2022: MAX VERSTAPPEN VENCE GP DE MIAMI DE F1 | Briefing

Na 50ª volta do GP de Miami, o então sexto colocado George Russell ultrapassou o companheiro de equipe Lewis Hamilton na curva 12 do circuito de rua, nos momentos finais da prova. No entanto, pouco depois, o recém-chegado da Mercedes devolveu a posição ao heptacampeão - mas, logo após, fez a ultrapassagem mais uma vez e cruzou a linha de chegada no quinto lugar.

Russell devolveu a posição a Hamilton porque, em dado momento da ultrapassagem, colocou os quatro pneus de seu W13 fora da pista. Depois da corrida, o chefe da Mercedes Toto Wolff esclareceu que não conversou com o diretor de prova Niels Wittich e, sim, recebeu uma instrução direta de como proceder mediante a situação.

"Não houve diálogo com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e acho que é assim que tem que ser. Eles (FIA) que vieram até nós e disseram: 'Russell e Hamilton precisam trocar de posições'", revelou Wolff.

George Russell e Lewis Hamilton travaram bom embate no circuito de rua de Miami (Foto: Mercedes)

Vale lembrar que, em 2021, as constantes - e longas - conversas entre chefes de equipe e o então diretor de prova Michael Masi tornaram-se ponto de atenção (e polêmica) na Fórmula 1. Em Abu Dhabi, por exemplo, Wolff pediu que o safety-car após a batida de Nicholas Latifi no muro não entrasse na pista, enquanto Christian Horner exigia que os carros entre Hamilton e Max Verstappen pudessem ultrapassar o carro de segurança.

A partir deste ano, junto do novo regulamento técnico, a F1 proibiu o contato direto entre chefes e diretor de prova - para blindar Niels Wittich e Eduardo Freitas da pressão exercida pelos representantes dos times.

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Também depois da corrida, Russell lamentou a ordem de inverter posições, mas preferiu ressaltar a "boa e respeitosa" disputa com Hamilton. "Obviamente você tem que deixar um pouco mais de espaço do que faria normalmente ao disputar posição com seu companheiro de equipe. Aquela é uma curva onde você não consegue julgar direito onde a pista acaba - há somente uma linha branca sinalizando isso", justificou o piloto.

"Quando me contaram que tinha que devolver a posição, foi um pouco frustrante, porque estava começando a alcançar os carros à frente. Mas, felizmente, nós dois conseguimos terminar a corrida inteiros", finalizou.

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