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Mercedes vê "bom passo" em relatório que "reconheceu erro humano" em Abu Dhabi

A FIA divulgou o resultado do relatório do GP de Abu Dhabi de 2021, e Toto Wolff, chefe da Mercedes, ficou satisfeito com a divulgação do documento

24 mar 2022 - 04h16
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Lewis Hamilton foi derrotado por Max Verstappen só na volta final
Lewis Hamilton foi derrotado por Max Verstappen só na volta final
Foto: Mercedes / Grande Prêmio

FÓRMULA 1 2022: TUDO SOBRE O GP DO BAHREIN DE F1 | Briefing

Foi durante o GP do Bahrein que a FIA (Federação Internacional do Automobilismo) divulgou o relatório completo sobre os acontecimentos em Abu Dhabi, na corrida que resultou em título para Max Verstappen em 2021. No documento, a entidade concluiu que houve "erro humano", ainda que o ex-diretor de provas Michael Masi "estivesse agindo de boa fé e com o melhor de seu conhecimento". Apesar de apontar o equívoco do australiano, a FIA decidiu manter o resultado.

Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes, que foi figura muito importante durante todo o processo de investigação, falou sobre o resultado. Segundo ele, a conclusão da grande confusão em cima da final da Fórmula 1 2021 foi muito positiva, já que gerou mudanças significativas na categoria.

"Acho que é uma grande mudança em relação ao que vimos antes [na F1]. Independentemente de o relatório estar completo ou não, divulgá-lo é um bom passo em termos de transparência, e você pode lê-lo de qualquer maneira. Para nós, há uma frase que diz 'erro humano' e o reconhecimento disso é muito importante para encerrar a história", disse o austríaco.

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Max Verstappen superou Lewis Hamilton na última volta para conquistar o título (Foto: Red Bull Content Pool)

"Sei que o relatório saiu, mas não tenho pensado mais em Abu Dhabi desde que nosso carro provou não ser competitivo na pista este ano", finalizou Wolff.

Na ocasião, Masi gerou polêmica por conta das decisões tomadas na corrida, que deu o título da Fórmula 1 para Max Verstappen. O holandês era segundo colocado, atrás de Lewis Hamilton, mas a situação mudou após o acidente de Nicholas Latifi, com cinco voltas para o final. Antes da relargada, no último giro da prova, Michael optou por remover apenas os retardatários que estavam entre os candidatos ao título em vez de liberar todos ou nenhum, como prevê o regulamento.

Com o embate direto criado para a última volta, Verstappen ultrapassou Hamilton e conquistou o primeiro título mundial na Fórmula 1. Como consequências diretas da controvérsia, a FIA substituiu Masi por Niels Wittich e Eduardo Freitas no cargo de diretor de provas, além de criar um 'VAR' (Video Assistant Referee, ou Árbitro Assistente de Vídeo, em tradução literal), tal como no futebol. A assistência por vídeo será posicionada em um escritório da entidade, fora dos circuitos, e em conexão em tempo real com diretor de prova, ajudará a aplicar o regulamento usando ferramentas tecnológicas.

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