Fernando Alonso anda junto da multidão pelo Circuito Enzo e Dino Ferrari, em Ímola
Foto: AFP
Pilotos da Ferrari, Kimi Raikonnen e Fernando Alonso participaram de homenagem feita pela equipe italiana a Ayrton Senna
Foto: AFP
Bicampeão mundial, Fernando Alonso compareceu ao Tributo a Senna
Foto: AFP
Campeão da F1 em 2007, Kimi Raikkonen se pronunciou no Tributo a Ayrton Senna
Foto: AFP
Fãs de Ayrton Senna assinam mural dedicado ao piloto tricampeão mundial
Foto: Reuters
Aproximadamente 20 mil pessoas lotaram o local onde ficava a antiga curva Tamburello
Foto: Reuters
Estátua de Senna recebeu flores e o assédio do público presente ao Circuito Enzo e Dino Ferrari, em Ímola
Foto: Reuters
Torcedor carrega, nas costas, a imagen de Ayrton Senna com a bandeira do Brasil
Foto: Reuters
Fã de Ayrton registra o momento na exposição montada em Ímola
Foto: AFP
Admiradores de todo o planeta foram ao Circuito Enzo e Dino Ferrari homenagear Ayrton Senna
Foto: Reuters
Evento no Circuito Enzo e Dino Ferrari, em Ímola (Itália), relembra os 20 anos da morte de Ayrton Senna
Foto: Reuters
Bandeira brasileira foi pendurada no alambrado próximo à ex-curva Tamburello, local onde Ayrton se acidentou
Foto: AFP
Histórica McLaren de Ayrton Senna - tricampeã do mundo - é observada por fã
Foto: AFP
Macacão do piloto do brasileira também pode ser admirado pelos presentes ao Tributo
Foto: AFP
Modelo com o capacete de Senna é exibido
Foto: AFP
Fãs de diversos países e idades compareceram ao tributo no circuito
Foto: Reuters
Brasileiros e italianos são maioria nas visitas às dependências da pista
Foto: Reuters
Paula Senna é a representante da família no Tributo a Ayrton Senna que acontece em Ímola, na Itália
Foto: Reuters
Logo na entrada de exposição, um F1 Williams igual àquele que Senna pilotava em 1994
Foto: Rafael Belincanta / Especial para Terra
Homem observa capacete de Senna em Ímola
Foto: Reuters
Fãs homenageiam ídolo do automobilismo mundial
Foto: Reuters
Compartilhar
Publicidade
Filas enormes nesta quinta-feira marcaram a abertura da exposição dedicada à trajetória de Ayrton Senna no novo museu localizado na entrada do autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola. Trata-se do museu Checco Costa, mítico piloto de motovelocidade nascido na cidade.
Museu foi inaugurado 20 anos após morte do ídolo
Foto: Reuters
Logo na entrada, um F1 Williams igual àquele que Senna pilotava em 1994. No segundo andar, a McLaren orginal com a qual Senna conquistou o primeiro título mundial, em 1988.
Ao longo do percurso é possível ver ainda macacões originais usados por Ayrton além dos inesquecíveis capacetes, inclusive aquele da primeira vitória em Estoril, em 1985 e aquele da última, em Adelaide, em 1993.
A exposição ficará aberta até o próximo domingo, 4 de maio.
Vinte anos se passaram desde que Ayrton Senna deixou o Brasil de luto. Nesta galeria de fotos, o Terra relembra a carreira vitoriosa do ídolo na Fórmula 1, desde o início na pequena Toleman até a morte trágica em Ímola depois de três títulos mundiais. Confira
Foto: Gazeta Press
Antes da Fórmula 1, Ayrton Senna se destacou na categoria F3 inglesa
Foto: Getty Images
Senna utilizou dois modelos da Toleman no seu primeiro ano na Fórmula 1, em 1984: o TG183B e o TG184
Foto: Gazeta Press
Primeiro carro pilotado pelo brasileiro conseguiu terminar duas corridas na sexta posição, sendo que Senna não concluiu a primeira prova e não conseguiu se classificar na quarta (e última)
Foto: Gazeta Press
A corrida de despedida de Ayrton Senna na Toleman foi no GP de Estoril de 1984, quando ele conquistou seu terceiro pódio - foram dois terceiros lugares e uma segunda colocação com o novo modelo
Foto: Getty Images
No primeiro ano de carreira na F1, Senna já chamou atenção do mundo do automobilismo
Foto: Getty Images
Brasileiro sorri no primeiro GP da carreira no Brasil, em Jacarepaguá
Foto: Getty Images
O GP da Europa de 1985 foi o último que Senna conseguiu terminar naquela temporada, ficando atrás apenas do vencedor Nigel Mansell
Foto: Getty Images
Senna não ganhou a corrida de Hungaroring em 1986, mas apenas porque sofreu uma das maiores ultrapassagens da história da Fórmula 1, feita por Nelson Piquet, campeão daquele ano e vencedor do primeiro GP da Hungria
Foto: Getty Images
Sonhando com a Fórmula 1, Rubens Barrichello posa para foto com o ídolo Ayrton Senna, na época que ele corria pela Lotus
Foto: Instagram/Reprodução
Senna sobe ao pódio pela primeira vez no Brasil, ficando no segundo lugar do GP de Jacarepaguá de 1986
Foto: Getty Images
A fama de rei de Mônaco de Ayrton Senna começou em 1987, quando Senna venceu com sua Lotus amarela o GP pela primeira vez
Foto: Getty Images
No ano do seu primeiro título, 1988, Senna conseguiu subir no lugar mais alto do pódio de Silverstone
Foto: Getty Images
Senna observa o circuito de Silverstone após rodar no GP realizado em 1989
Foto: Getty Images
Colisão entre Ayrton Senna e Alain Prost marcou GP de Suzuka em 1989
Foto: Getty Images
Ao contrário de Senna, Prost logo se retirou do carro em Suzuka; a batida ajudou o francês a ser campeão mundial - o brasileiro voltou para a pista, mas foi desclassificado
Foto: Getty Images
Ron Dennis tentou equilibrar a relação turbulenta entre Senna e Prost
Foto: Getty Images
Duelando com Prost pelo título de 1990, Senna acelera em Monza para a vitória
Foto: Getty Images
Senna e seu companheiro Gerhard Berger fizeram a dobradinha no GP de Hockenheim, na Alemanha, em 1990
Foto: Getty Images
A terceira vitória de Senna com a McLaren em 1990 veio no Canadá, no GP de Montreal; brasileiro terminou o ano como bicampeão mundial, dando o troco no desafeto Prost
Foto: Getty Images
Senna ajusta seu carro antes do GP de Interlagos de 1991, o qual ele venceria e sairia emocionado
Foto: Getty Images
Ayrton Senna venceu pela primeira vez no Brasil em Interlagos, em 1991
Foto: Getty Images
Com o carro quebrado em Silverstone, Senna pegou uma carona com o vencedor Nigel Mansell em 1991, ano que marcou seu terceiro e último título
Foto: Getty Images
Senna ganhou em Mônaco pela quinta vez em 1992
Foto: Getty Images
Senna teve que pisar fundo para brigar de igual para a igual com as Williams em 1992
Foto: Getty Images
Senna festeja com Damon Hill a vitória no GP da Europa de 1993, ano que o brasileiro conseguiu o vice-campeonato
Foto: Getty Images
Chuva ajudou Ayrton Senna no GP da Europa de 1993
Foto: Getty Images
1993 foi um dos dois anos que o Senna da McLaren não venceu em Spa-Francorchamps, pista na qual ele não deu chances para ninguém entre 1988 e 1991
Foto: Getty Images
Senna se prepara para treino na sua última temporada na F1, pela Williams em 1994
Foto: Getty Images
Senna não conseguiu se acertar com o carro da Williams da temporada de 1994 e se acidentou no segundo GP do ano, em Aida, no Japão
Foto: Getty Images
Williams teve problemas para ajustar o carro desde a série de proibições estabelecidas pela FIA em 1994
Foto: Getty Images
Na sessão de treinos classificatórios para o GP de Imola, Roland Ratzenberger morreu após uma batida
Foto: AP
Acidente fatal de Ratzenberger e sério do então jovem Rubens Barrichello preocuparam Senna
Foto: Getty Images
Brasileiro dentro de sua Williams antes do seu último GP
Foto: Getty Images
Carro de Senna ficou destruído depois do acidente em Ímola
Foto: Getty Images
Apesar do atendimento imediado, Senna não teria como sobreviver ao acidente sofrido em Imola
Foto: TV Tokiyo/AP
Fãs apaixonados pelo piloto brasileiro desmaiaram quando seu corpo chegou a São Paulo
Foto: AP
Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello, Alain Prost, além de familiares, carregaram o caixão de Ayrton Senna no seu enterro em São Paulo