No detalhe: a vitória de Verstappen no GP de Mônaco de F1
Confira o volta a volta da edição de 2023 do GP de Mônaco, com vitória de Max Verstappen e Fernando Alonso no pódio
Com pista seca, úmida ou molhada, não teve para ninguém. Max Verstappen dominou o GP de Mônaco, superando a chuva que chegou e se foi, e saiu do principado mais líder do que nunca. Agora, são 49 pontos de vantagem sobre Sergio Perez, o vice líder do campeonato, que teve um fim de semana para esquecer e viu suas já remotas chances diminuírem ainda mais.
Fernando Alonso subiu ao pódio pela quinta vez em seis corridas, comprovando a força da Aston Martin em 2023. Esteban Ocon, ex-companheiro de Alonso, levou a Alpine ao pódio pela primeira vez no ano ao terminar a etapa monegasca em 3º.
Confira no detalhe como foi o GP de Mônaco de F1 de 2023:
PRÉ-CORRIDA – A chance de chuva durante a corrida, que chegou a mais de 80% ao longo da semana, caiu para menos de 20%. A prova começou com céu nublado, mas pista seca.
Com relação aos pneus, um misto de escolhas entre médios e duros. Os amarelos foram a opção de Verstappen, Ocon e Hamilton. Já os brancos, de Alonso e a dupla da Ferrari. Apenas Zhou, o 19º, optou pelos macios.
LARGADA – No pelotão da frente, a largada foi limpa. Já na turma de trás, bastante movimentação. Stroll beliscou o muro na Lowes e perdeu algumas posições.
Volta 1/78 – Ao final da primeira volta, Perez, Zhou e Hulkenberg trocaram pneus para colocar os compostos duros. O intuito seria ir até o final.
5/78 – Verstappen já tinha mais de 2 segundos sobre Alonso, que acumulava 5 sobre Ocon. O francês formava uma fila.
11/78 – Sainz força a barra para cima de Ocon na chicane após o túnel e toca a traseira do Alpine do francês. Com o toque, Sainz perde um pedaço de sua asa dianteira, mas segue na pista.
14/78 – Alonso reclama de um possível furo de pneu, mas a equipe o avisa que está tudo bem.
17/78 – Magnussen, preso atrás de Sargeant, arrisca tudo sobre o americano na Mirabeau e lhe toma a 15ª posição. Stroll e Perez se empolgam com a manobra de Magnussen e também avançam sobre o piloto da Haas, ainda na mesma volta, na Rascasse.
18/78 – Bottas supera Albon na Lowes.
19/78 – Sargeant toma mais um passadão. Dessa vez, de Hulkenberg.
25/78 – Equipes começam a alertar sobre a possibilidade de chuva na parte final da corrida.
28/78 – Verstappen chega no pelotão do 13º ao 19º para dar volta.
31/78 – Perez toma uma volta do companheiro de equipe.
32/78 – Hamilton é o primeiro dos ponteiros a fazer sua parada, trocando os médios pelos duros.
Enquanto Verstappen dava uma volta em Stroll, Perez tentou se aproveitar e tomou a posição do canadense cortando a chicane.
33/78 – Ocon é o segundo a entrar nos boxes. A Alpine faz um serviço lento com o francês.
34/78 – Sainz também troca os pneus. Ele não troca o bico danificado. Ele volta mais próximo de ser atacado por Hamilton do que de atacar Ocon.
Perez toca em Magnussen ao tentar ultrapassá-lo e danifica a asa. Ele para nos boxes e volta na 19ª posição. Fim de semana de pesadelo para ele.
37/78 – Stroll toca em Magnussen ao tentar a ultrapassagem.
45/78 – Leclerc vai aos boxes e volta bem mais longe de Hamilton do que estava antes das paradas.
48/78 – Gasly faz sua parada e volta em 8º. Restam Entre os primeiros, restavam com os mesmos pneus da largada os dois líderes, Verstappen e Alonso, e Russell, o 3º virtual.
50/78 – Pilotos começam a reportar chuva.
52/78 – O setor 2 fica bem escorregadio e os pilotos precisam andar lentamente pelo trecho.
53/78 – Sainz se aproxima de Ocon.
55/78 – Alonso coloca pneus médios, ainda de pista seca. Escolha estranha da Aston Martin. Ocon, Russell, Hamilton e Gasly põem intermediários. Sainz erra no setor 2 e é superado por Leclerc. Stroll bate duas vezes no setor 2 e abandona.
56/78 – Verstappen e Alonso colocam intermediários. As Ferraris entram e fazem parada duplas, com Sainz tendo que esperar o serviço no carro de Leclerc.
57/78 – Com (quase) todos já com os pneus intermediáros, a ordem dos 10 primeiros é: Verstappen, Alonso, Ocon, Hamilton, Russell, Leclerc, Gasly, Sainz, Tsunoda e Piastri.
58/78 – Magnussen era o único ainda de pneus de pista seca e se arrastava na pista. O dinamarquês chegou a tocar no muro algumas vezes, com o carro incontrolável.
59/78 – Sargeant é mais uma a escorregar e beliscar o muro. O piloto da Williams conseguiu voltar sem maiores problemas.
Perez para novamente e coloca os novos pneus de chuva intensa. Magnussen, já com pneus de chuva, erra na curva 1.
60/78 – Russell é punido em 5 segundos por voltar à pista de forma perigosa após escapar na Mirabeau.
65/78 – A chuva começa a diminuir, mas a pista segue bastante molhada.
69/78 – Tsunoda sofre com os freios de seu AlphaTauri e é superado pelas duas McLaren. Ele ainda escapa na Mirabeau e perde várias posições.
71/78 – Verstappen deu uma triscada no muro, sem maiores consequências.
72/78 – Perez leva a segunda volta de Verstappen e é chamado aos boxes para trocar os pneus de chuva intensa pelos intermediários.
78/78 – Verstappen vence o GP de Mônaco. Alonso é 2º e Ocon, 3º. Os pontuadores foram: Hamilton, Russell, Leclerc, Gasly, Sainz, Norris e Piastri.