Norris perde 5 posições no grid por troca da caixa de câmbio
McLaren terá de substituir equipamento após forte acidente sofrido pelo inglês no treino de classificação; ele larga do 14º lugar na Bélgica
A McLaren ainda vai promover uma segunda análise no carro para verificar o motor. Isso deve acontecer na manhã de domingo. Se for preciso uma alteração da unidade de potência, o britânico deve competir com a versão usada na Hungria, sem qualquer punição. Ainda, não há problemas com o chassi, apesar da força do impacto.
Depois de liderar as duas primeiras fases da sessão que definiu as posições de largada, Norris foi um dos primeiros a deixar os pits para a tentativa inicial da briga pela pole. Só que a pista ainda estava muito encharcada, tanto que Sebastian Vettel, que vinha logo atrás, pedia a interrupção do treino. Foi aí que Lando escapou ao entrar na Eau Rouge e bateu muito forte nas barreiras de proteção. Só então foi que a direção de prova acionou a bandeira vermelha.
Preocupado com as condições do colega de trabalho, Vettel parou o carro ao lado da McLaren destruída e só seguiu em frente quando teve certeza de que Lando estava bem. Ao tranquilizar a McLaren sobre suas condições, Norris lamentou o acidente. "Perdão, caras. Decepcionei vocês. Foi mal".
Norris foi resgatado pela equipe médica da F1 e encaminhado para um hospital próximo, onde passou por exames, mas já foi liberado para correr neste domingo. O britânico, que era um grande candidato à pole-position em Spa-Francorchamps, largaria do nono lugar, mas vai perder essas posições. O GP da Bélgica está marcado para começar às 10h (de Brasília) deste domingo.