Nova temporada da novela do Teto Orçamentário da F1 começa hoje
Hoje é a data limite para que todas as equipes da F1 entreguem seus dados orçamentários de 2022 para verificação da FIA. Momentos de tensão.
É hora de mais uma temporada da novela do Teto Orçamentário da F1. Após toda a confusão criada ano passado por conta do descumprimento dos limites pela Red Bull, este ano acaba sendo mais crítico ainda diante do passado.
Para o segundo ano efetivo do controle dos orçamentos (2021 houve um controle de maneira informal), os times reforçaram seus setores financeiros para evitar problemas de “classificação”, bem como a FIA fez uma série de esclarecimentos, bem como deu mais poderes ao setor de fiscalização, que hoje também verifica os orçamentos da Fórmula E.
As equipes têm até as 14:00h (Horário de Brasília) de hoje para entregar toda a documentação contábil necessária referente ao ano de 2022. Para este período, o regulamento previa um limite de US$ 140 milhões (já com as exclusões previstas, que falam em salários de pilotos, despesas de motores, viagens, marketing e 3 membros dos times). Mas como houve inflação acima de 3% nos países do G7, além das Sprint Races e 2 provas além de 21 previstas, o teto efetivo fica aproximadamente assim:
No ano passado, tivemos problemas com modo de entrega (Williams), classificação de despesas (Aston Martin) e descumprimento efetivo por gastos de alimentação (Red Bull). Depois da punição da Red Bull, que tomou uma multa de US$ 7 milhões mais a perda de 10% do tempo de túnel de vento e desenvolvimento por 12 meses a contar de outubro, espera-se que as equipes estejam mais atentas.
Lembrando que, mesmo com a documentação sendo entregue agora, deveremos ter alguma conclusão por volta de setembro, salvo se houver algum erro de entrega ou na documentação. Todo caso, é dada a oportunidade para correção e esclarecimentos.
Mesmo assim, em breve deveremos ter a sessão de divulgação dos balanços financeiros por conta das obrigações junto aos governos britânicos e poderemos ter uma ideia de como ficaram os gastos dos times. As únicas que não divulgam claramente seus dados são a Haas (que se divide entre Estados Unidos, Inglaterra e Itália), Sauber e Ferrari (para efeito externo, ela divulga seus gastos de competição em uma única rubrica. Para atender às solicitações da FIA, é feita uma documentação em separado).
Preparem as calculadoras e as pipocas. A Temporada 2023 do Teto Orçamentário vai começar.