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O corte de desenvolvimento impediria o sucesso da Red Bull?

Diz-se que o pretenso acordo entre Red Bull e FIA pelo descumprimento do teto orçamentário envolveria o corte de desenvolvimento. Adianta?

27 out 2022 - 23h54
(atualizado em 28/10/2022 às 07h29)
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Vem o corte? diz-se que é um ponto do acordo da Red Bull com a FIA
Vem o corte? diz-se que é um ponto do acordo da Red Bull com a FIA
Foto: Red Bull Pool Content / Divulgação

Desde quando saiu o anúncio da FIA que a Red Bull havia sido a única equipe a não ter cumprido o teto orçamentário, muito se falou no assunto. Até agora, todo o mundo das corridas vem tratando em cima de cenários, sem certeza do que realmente aconteceu.

O que de fato tem de concreto é que a FIA constatou que a Red Bull cometeu uma “pequena brecha de sobregasto” (tradução literal do que diz o Regulamento Financeiro) e que o caso seria analisado pelo painel de avaliação do controle orçamentário. A Red Bull se disse “surpresa” com a situação e que iria mostrar que estava com o entendimento correto.

Já falamos bastante nisso. E desde antes do GP dos EUA, circulava a notícia de que a FIA e a Red Bull teriam chegado a um acordo para o tratamento da questão. Não é uma questão imprevista. Como citamos anteriormente aqui, esta é uma situação tratada pelo regulamento.

A versão mais corrente é que a Red Bull aceitaria a culpa e teria punições esportivas (perder pontos, mas sem impactar no resultado do campeonato), financeiras (pagamento de multa ou até mesmo corte no teto para 2023) e técnicas. Neste último ponto, o que se fala é que haveria um corte de 25% nos quantitativos referentes ao uso de túnel de vento e computadores para desenvolvimento em 2023.

Para poder situar: dentro do pacote de medidas para tentar nivelar a competitividade entre as equipes, foi estabelecida uma distribuição das quantidades de uso de túnel de vento e computadores. As equipes que conseguissem melhores resultados teriam menos tempo, enquanto as piores teriam mais recursos para usar. Em 2021, a diferença entre os times era de 2,5% para cada e a partir deste ano, passou a ser de 5% para cada um.

Quantidades de referencia dos testes de tunel de vento e computadores
Quantidades de referencia dos testes de tunel de vento e computadores
Foto: FIA / Regulamento Esportivo

Além disso, existem duas oportunidades de redistribuição destas quantidades: a primeira, com base no final do campeonato do ano anterior, que abrange o período de 1º de janeiro até 30 de junho. A segunda, que pega de 1º de julho até o final do ano com base na classificação do campeonato até o fim do período anterior. Para a segunda metade, se desconta a quantidade utilizada na primeira (controlada pela FIA) e rearranja-se o saldo.

Com base na classificação do campeonato de Construtores até o GP dos EUA, a quantidade de horas de túnel de vento e computadores para o início de 2023 seguiria o esquema a seguir Cabe esclarecer que RWTT é a sigla para Restricted Wind Tunnel Test (Testes Restritos de Túnel de Vento). Esta condição é dividida em quantidade e horas de uso.

Quadro de quantidades de tunel de vento e computadores com base na classificação deste ano até o GP dos EUA
Quadro de quantidades de tunel de vento e computadores com base na classificação deste ano até o GP dos EUA
Foto: Do autor, com base no Regulamento Esportivo da FIA

A Red Bull, por ser campeã este ano, já teria a menor alocação para a primeira parte de 2023. Caso o corte de 25% fosse aplicado ao montante previsto de 70% em relação aos valores de referência, os taurinos teriam 52,5%. E o quadro ficaria deste modo:

Quadro de quantidades com o corte de 25% de tempo da Red Bull
Quadro de quantidades com o corte de 25% de tempo da Red Bull
Foto: Do autor, com base no Regulamento Esportivoo

Basicamente, a Red Bull teria a metade da quantidade de recursos da 8ª colocada para usar em 2023. Para uma equipe de F1, que vive em um mundo em que milésimos fazem diferença, qualquer minuto a menos de túnel de vento ou de computador é uma tortura...

Em tese, tal perda pode significar uma perda significativa de performance, correto? Em tese, sim, dado o exposto no parágrafo anterior. Porém, há um ponto que se deve considerar...

A grande questão é que a F1 optou por deixar a margem de desenvolvimento estreita para o período 2022/2025. Não só pelo lado de segurar a sanha dos técnicos, mas também pelos orçamentos dos times.  Desta forma, quem tem uma boa base de projeto, não teria tanto trabalho a fazer para melhorar o desempenho.

No caso da Red Bull, a punição pode começar a valer em 2023. Deste jeito, o time pode ainda gastar o último período autorizado para desenvolvimento pelo regulamento (entre 31/10 a 31/12) usando ainda o saldo de quantidade deste ano. Esta parte do calendário é voltada para finalizar o pacote do ano que vem e pensar nas melhorias.

Lista dos períodos de testes aerodinamicos previstos no regulamento
Lista dos períodos de testes aerodinamicos previstos no regulamento
Foto: FIA / Regulamento Esportivo

Desta forma, o foco seria em algumas melhorias e no que seria o carro de 2024. Se houver uma mudança mais substancial no regulamento, aí sim a Red Bull ficaria perdida e teria que fazer um planejamento muito certeiro para não perder terreno. Porém, a equipe técnica taurina tem um tal de Adrian Newey à frente e é movido a desafios.

A esperança da Red Bull reside na prancheta de Adrian Newey...
A esperança da Red Bull reside na prancheta de Adrian Newey...
Foto: Thomas Butler / Red Bull Content Pool
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