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O que estava na mesa do jantar da cúpula da F1 em Ímola?

Na última semana, os principais nomes da F1 estiveram reunidos em uma mesa em Ímola. Não foi só culinária...

26 abr 2022 - 10h13
(atualizado às 10h18)
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Terminou em pizza o jantar dos chefes de equipe da F1? Nao sabemos...
Terminou em pizza o jantar dos chefes de equipe da F1? Nao sabemos...
Foto: F1 Media / Twitter

A foto que ilustra esta matéria correu as redes sociais neste fim de semana e suscitou muitas discussões. Com exceção da Aston Martin, representantes dos principais atores da F1 estiveram reunidos em uma mesa de restaurante em Ímola às vésperas do GP da Emilia Romagna, incluída a Pirelli (fornecedora da categoria até 2024).

Nunca é somente uma reunião festiva, para fortalecimento dos laços fraternais. Quando o “Clube das Piranhas” (apelido jocoso aos chefes de equipe) se reúne, sempre há assuntos secundários para serem abordados...

Mas não são tão secundários assim. Nesta terça, tem reunião dos chefes da equipe com a F1 e assuntos palpitantes estão na mesa e fizeram parte do cardápio...

Expansão das Sprint Races: Após ter sido rechaçada para este ano, a expansão das Sprint Races volta à pauta para 2023. Ross Brawn deu declarações antes do GP da Emilia Romagna de que introduziria novamente o assunto. A F1 vê as Sprint Races como uma forma de dar um produto diferente aos promotores, de maneira a movimentar mais as entradas, e de manter o público entretido.

Segundo Brawn, a ideia é discutir com as equipes sobre todo o processo. Uma das questões é o limite de custos (cada equipe por hoje pode descontar US$ 150 mil por Sprint sem impactar no teto) e também o volume de trabalho diante de um calendário que cada vez aumenta mais. E uma alteração deste tipo (aumento da quantidade) demandaria uma maioria simples para implementação. Modificações no formato seriam discutidas posteriormente e necessitam maioria qualificada (8 dos 10 votos).

Ajuste do Teto Orçamentário: Esta demanda vem aumentando por parte de algumas equipes e já citamos aqui anteriormente. Embora o regulamento financeiro preveja algum ajuste dos valores ao longo do tempo, os índices de preços têm subido bastante para os padrões europeus nos últimos tempos.

Desta forma, times como Ferrari e Mercedes tem solicitado que se considere alguma ação de modo a permitir que este tipo de evento não penalize o cumprimento das regras. Só que temos que levar em consideração o seguinte: Reino Unido e Itália, base das equipes, tem tido uma inflação anualizada entre 6 e 7%, com tendencia de alta pelos preços de energia impactados pela Guerra na Ucrânia. Em um teto de US$ 140 milhões, uma correção integral com base nestes índices pode significar um acréscimo entre US$ 8 a 10 milhões e pode fazer diferença nesta corrida desenvolvimentista...

Relacionamento cliente x fornecedor: Entenda aqui como o relacionamento entre Haas e Ferrari. Alpine, Aston Martin e McLaren estão fazendo força junto à FIA para esclarecer a situação. Como também escrevemos anteriormente, não é de hoje que isso pé questionado e não nos enganemos: é por dinheiro. E também o receio da Ferrari estar usando a Haas como meio de desenvolvimento. Um esclarecimento deverá ser dado nas próximas semanas, enquanto Guenther Steiner diz que as portas da fábrica da Haas estão de portas abertas para a FIA.

Um cardápio bem amplo para a F1 e que não é de fácil digestão. E isso porque tem a continuidade da negociação das regras de motor para 2026, regras de entrada de novas equipes e ainda o esboço das novas regras comerciais para 2026...

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