Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que precisa acontecer para Sargeant pegar superlicença e correr na F1 2023?

Logan Sargeant ainda não tem superlicença confirmada, mas tem cenário positivo para tirar barreira da frente e assegurar vaga na Williams em 2023

26 out 2022 - 05h01
Compartilhar
Exibir comentários
Logan Sargeant será o titular da Williams
Logan Sargeant será o titular da Williams
Foto: F2 / Grande Prêmio

A Williams realizou um "não anúncio" do companheiro de Alexander Albon para 2023. Jost Capito, chefe de equipe, afirmou que o americano Logan Sargeant será o piloto titular do time na próxima temporada caso confirme os pontos restantes da superlicença. Para isso, precisa terminar no top-6 da temporada da Fórmula 2, que terá o encerramento em novembro, com uma rodada dupla em Abu Dhabi.

A pontuação da superlicença funciona da seguinte forma: para ser credenciado, o piloto precisa acumular 40 pontos entre as competições credenciadas pela FIA. O critério é que os três melhores resultados das últimas quatro temporadas de um piloto serão levados em consideração. Logan acumula 30 pontos, por ter sido quarto colocado na Fórmula Renault Eurocup de 2018, terceiro colocado na Fórmula 3 em 2020 e sétimo colocado na mesma categoria em 2021. Ao fim de 2022, a pontuação de 2018 passa a ser descartada, logo, tem 27 pontos "fixos", e precisaria de mais 13.

1 destes pontos viria pela participação no treino livre 1 do GP dos Estados Unidos, pela própria Williams. Como completou mais de 100 km na atividade e não registrou nenhuma penalização, tem mais este tento garantido. Pode também ganhar 2 de adicional caso não receba nenhuma punição durante toda a temporada da Fórmula 2, e ainda é elegível para isso caso passe limpo por Abu Dhabi.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Logan Sargeant é da Williams
Logan Sargeant é da Williams
Foto: AFP / Grande Prêmio

No momento, Logan é o terceiro colocado da Fórmula 2, com 135 pontos. 39 tentos ainda estão em disputa na rodada final do campeonato, em Yas Marina. Atrás dele estão Jack Doohan, Jehan Daruvala, Enzo Fittipaldi (estes três empatados com 126), Liam Lawson (123), Frederik Vesti (117) e Ayumu Iwasa (114).

Permanecendo em terceiro, Sargeant automaticamente garante a superlicença, já que o top-3 do campeonato é premiado com 40 pontos. Se cair para quarto lugar, também garante por somar mais 30 pontos, além da quinta colocação, que dá adicional de 20. Com a sexta posição no campeonato, somaria mais 10 e passaria na "nota de corte" pelos adicionais. De sétimo para baixo, fica insuficiente para o americano.

A intenção da Williams é de colocar Logan como substituto do canadense Nicholas Latifi, que deixa a equipe após três temporadas. O time de Grove, último colocado no Mundial de Construtores, já confirmou a renovação do anglo-tailandês Alexander Albon para a temporada 2023.

A rodada dupla da Fórmula 2 em Abu Dhabi acontece entre os dias 17 e 18 de novembro. O piloto brasileiro Felipe Drugovich, da MP Motorsport, conquistou o título por antecipação na rodada de Monza, na Itália.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade