Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Operação de salvamento do ano da Ferrari começa em Baku

Embora não tenha trazido pontos, GP da Austrália deu certas respostas e a Ferrari prepara uma série de novidades para tentar salvar 2023.

6 abr 2023 - 08h30
(atualizado às 15h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Calos Sainz Jr no GP da Austrália: o SF-23 tem potencial, mas ainda nao conseguiu ser destravado
Calos Sainz Jr no GP da Austrália: o SF-23 tem potencial, mas ainda nao conseguiu ser destravado
Foto: Scuderia Ferrari / Divulgação

As luzes de alerta piscam com força em Maranello após este início de ano. Até o momento, a Ferrari tem um dos piores começos de temporada dos últimos tempos e muita coisa começa a ser questionada. Mas a vida tem que continuar e a Ferrari tenta voltar ao bom caminho.

O SF-23 nasceu com grandes esperanças, já que o seu antecessor mostrou potencial e a Ferrari teve razões para acreditar que trabalhar mais esta base daria certo, ainda mais diante das limitações orçamentárias e de desenvolvimento.

Mas quando o carro foi para a pista, a percepção geral foi que houve uma evolução em relação ao F1-75, especialmente em termos de velocidade, porém não a necessária. E quando a Red Bull apareceu com o RB19, a situação ficou mais complicada.

Segundo o setor italiano da Motorsport, a Ferrari descobriu que a comparação entre os primeiros dados vindos da pista e daqueles que vieram da fábrica, a tão falada “correlação”, tinha problema. Em tempos em que a necessidade de confiar nos dados e nos simuladores é crucial, acertar isso é algo que pode significar o sucesso ou o fracasso de um trabalho. Segundo o jornalista Franco Nugnes, na Austrália o time teve algumas respostas que deram um direcionamento do trabalho a fazer.

A previsão é que a Ferrari faça um desenvolvimento do SF-23 em fases. Além das adaptações necessárias para cada pista. Originalmente, o plano do time prevê atualizações a cada duas etapas a partir de Baku.

Os técnicos comandados por Enrico Cardile trabalham para levar um novo difusor traseiro em Baku, suspensão traseira revisada em Imola e laterais bem diferentes em Barcelona (se fala em “inspiração” nas Red Bull). Tais mudanças tentam resolver questões que apareceram: consumo excessivo de pneus e a natureza um tanto quanto temperamental do SF-23, que vem dando trabalho a Leclerc e – especialmente – Sainz.

No quadro de uma Ferrari que está em acomodação de uma série de mudanças, o SF-23 não ter um bom início acaba por prejudicar o processo. Em uma panela de pressão que é a equipe italiana, perder o rumo acaba sendo mais fácil. O trabalho de Frederic Vasseur se torna mais complicado....  

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade