Organização define Sóchi como "herança da F1" e considera revezamento com Igora Drive
Embora admita que as discussões ainda não aconteceram, Alexey Titov, CEO da Rosgonki, organizadora do GP da Rússia, afirmou que a possibilidade de revezar eventos entre Sóchi e Igora Drive não foi descartada
No último fim de semana, a Fórmula 1 anunciou a mudança de sede do GP da Rússia a partir de 2023. A prova deixa de ser realizada em Sóchi, que recebe a prova desde a primeira edição, em 2014, e acontecerá em São Petersburgo, no circuito de Igora Drive.
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Opinião GP: Red Bull inverte papéis, vira melhor equipe e vê Mercedes de mãos atadas
Apesar da mudança de local, a corrida continuará a ser organizada pela promotora Rosgonki, que tem contrato para realizar o evento na Rússia até o final de 2025. A pista permanecerá intacta como parte do complexo dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014.
"Tudo ficará bem com a pista [de Sóchi]", disse Alexey Titov, CEO da Rosgonki, em entrevista ao site da revista inglesa Autosport. "Vai continuar a existir porque, afinal, não é apenas uma herança do automobilismo e a primeira pista a receber a Fórmula 1 na Rússia, mas também faz parte do legado olímpico da Federação Russa", completou.
"Vamos apenas desenvolvê-lo ainda mais, e se falarmos sobre as perspectivas esportivas, elas permanecem inalteradas. Porque junto com a Fórmula 1, a licença não sairá da pista em lugar nenhum. O Autódromo de Sochi manterá a categoria [Grau 1]. Portanto, a pista estará pronta para receber qualquer série no futuro", explicou o mandatário.
Ao manter uma licença de Grau 1, ou seja, pertencente à lista dos circuitos homologados da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Sóchi permaneceria elegível para hospedar futuros GPs, deixando a porta aberta para potencialmente compartilhar as funções de hospedagem com Igora Drive no futuro.
Por isso, Titov disse que, embora não tenha sido uma discussão ativa no momento em meio ao foco em mover a corrida para São Petersburgo, ele não pode descartar a possibilidade.
"A ideia de revezar as corridas ainda não foi completamente descartada. Eu não diria que a discussão sobre isso existe neste momento, mas ainda não está completamente encerrada", revelou Titov.
"Ainda estamos focados em elaborar um plano detalhado para a corrida em São Petersburgo. Essa é a prioridade agora. Como o evento irá evoluir é a próxima questão", concluiu.
Neste ano, o GP da Rússia acontece no dia 26 de setembro, no Autódromo de Sóchi. A temporada 2021 continua já neste fim de semana, na mesma pista de Spielberg, com o GP da Áustria. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL.