Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Oscar Piastri: um novato que a F1 não via há muitos anos

O australiano faz um ano extremamente consistente com a McLaren, coisa que não acontecia a muito tempo na categoria com um piloto estreante

4 ago 2023 - 19h40
Compartilhar
Exibir comentários
Oscar Piastri: a expecativa criada pelos resultados na base vem se cumprindo
Oscar Piastri: a expecativa criada pelos resultados na base vem se cumprindo
Foto: McLaren Racing / Twitter

Há muito tempo a F1 não via uma temporada tão promissora para um novato como 2023 está sendo para Oscar Piastri. Talvez a última vez que algo tão eficiente aconteceu tenha ocorrido com a própria McLaren quando contratou Lewis Hamilton como piloto em 2007.

É claro que, desde que o heptacampeão estreou, a categoria ficou recheada de novos talentos como Sebastian Vettel, Charles Leclerc e Max Verstappen. Os três tiveram anos de estreia bem expressivos: o tetracampeão venceu uma corrida com a Toro Rosso, o atual piloto da Ferrari chamou atenção da equipe com seu desempenho na Sauber e o líder do campeonato deste ano foi piloto mais jovem a pontuar na categoria na também Toro Rosso. 

Contudo, se formos analisar constância de resultados, a última vez que um novato ficou com tanto destaque foi em 2007 com Hamilton. É claro que não se pode ignorar equipamento: Piastri começou a ter resultados expressivos aos olhos do público com a super atualização da McLaren que começou a ser implantado na Austria.

Mas também não se pode ignorar que Piastri está andando junto com Lando Norris, que tem 3 anos de casa. E por mais que Daniel Ricciardo tenha a última vitória da equipe papaya, o australiano raramente conseguia acompanhar Norris na equipe, mesmo sendo um piloto vitorioso e experiente. 

Piastri provou que pode estar lá quando seu companheiro tem um baixo rendimento ou algum problema de equipamento, como no caso da corrida sprint na Bélgica, onde chegou a liderar a atividade e chegou na segunda posição. Na corrida teve um encontro com Sainz na largada, mas isso não tira o fato de que o australiano está andando muito bem.

O que lhe falta agora é o pódio em uma corrida regular, mas em um campeonato onde uma equipe é disparadamente mais eficiente que as demais a disputa pelo lugar que sobra fica grande. Disputa essa que um piloto como Piastri parece estar preparado para ganhar.

Resta ainda a segunda parte do campeonato para acontecer e as expectativas do que Oscar Piastri pode entregar estão altas!

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade