Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pai de Verstappen critica Red Bull por "tática totalmente a favor de Pérez" em Mônaco

Jos Verstappen não poupou críticas à Red Bull pelo pit-stop que favoreceu Sergio Pérez em Mônaco e disse que "o líder do Mundial, Max, não foi ajudado"

1 jun 2022 - 10h44
Compartilhar
Exibir comentários
Na opinião de Jos Verstappen, a Red Bull deveria ter favorecido o líder do Mundial
Na opinião de Jos Verstappen, a Red Bull deveria ter favorecido o líder do Mundial
Foto: Sébastien Bozon/AFP / Grande Prêmio

Se por um lado, o pai de Sergio Pérez apareceu nas redes sociais eufórico com a vitória do filho no GP de Mônaco, disputado no último domingo, Jos Verstappen não gostou nem um pouco de ter visto a Red Bull optar pelo que chamou de tática "totalmente a favor de Checo" na corrida. Max Verstappen acabou terminando em terceiro.

Durante a prova monegasca, a Red Bull chamou Pérez aos boxes na volta 16 para trocar os pneus de chuva para os compostos intermediários. Verstappen entrou duas voltas depois, e isso foi crucial para jogar o mexicano para a liderança após a trapalhada da Ferrari no pit-stop duplo com Carlos Sainz e Charles Leclerc.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Pérez e Verstappen no pódio em Mônaco
Pérez e Verstappen no pódio em Mônaco
Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

Em sua coluna semanal publicada no site Verstappen.com, Jos não escondeu a decepção com o terceiro lugar de Max, principalmente por não ter notado nenhum esforço dos taurinos em "ajudar o líder do campeonato". "Como pai, fiquei decepcionado com a corrida e com o terceiro lugar de Max", disse.

"A Red Bull conseguiu um bom resultado, mas ao mesmo tempo exerceu pouca influência para ajudar Max. Ele ter terminado em terceiro se deve ao erro da Ferrari no segundo pit-stop de Charles", escreveu o ex-piloto de F1. "O líder do campeonato, Max, não foi ajudado nesse sentido pela estratégia escolhida. Virou totalmente a favor de Checo. Foi decepcionante, queria que tivesse sido diferente para o líder do Mundial", reclamou.

Mônaco precisa servir como sinal de alerta para FIA acelerar processos e rever protocolos

Antes de a Red Bull chamar sua dupla para a primeira troca de pneus, alguns pilotos já haviam arriscado compostos intermediários. Jos Verstappen acredita que os taurinos já sabiam, portanto, que aquela seria a melhor escolha, podendo ter parado o filho Max antes de Pérez.

"Pérez na verdade venceu a corrida por causa do pit-stop anterior. Talvez a equipe possa dizer que foi uma aposta, mas eles já tinham visto, com [Pierre] Gasly, por exemplo, que os intermediários eram a melhor opção naquele momento", continuou Verstappen, que ainda foi bastante categórico ao afirmar que o time austríaco "jogou dez pontos de Max fora".

"Principalmente após os dois abandonos que tivemos [no Bahrein e na Austrália], precisamos de todos os pontos. Não esqueça que a Ferrari tem um carro melhor, sobretudo na classificação", completou Jos.

Max Verstappen saiu de Mônaco ainda na liderança do Mundial de Pilotos e, mesmo terminando em terceiro, ampliou a vantagem sobre Leclerc de seis para nove pontos. Quem se aproximou ainda mais foi Pérez, que está a apenas 15 pontos do holandês.

Por fim, Jos insinuou que o RB18 ainda está longe do gosto de Verstappen e que isso ficou evidente numa pista desfavorável ao time dos energéticos. "Todos vimos que foi um fim de semana difícil para ele [Verstappen], a começar pelo carro, que ainda não está de acordo com o seu estilo de pilotagem. Max tinha pouca aderência na frente. Principalmente em Mônaco e em suas apertadas curvas, você precisa de um carro que vá rápido nesses trechos. E isso foi difícil", concluiu.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade