Pérez mantém Red Bull na frente e lidera TL3 do GP de Abu Dhabi de F1. Verstappen é 2º
A Red Bull vai para a classificação do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1 com favoritismo! Sergio Pérez liderou o TL3 e contou com Max Verstappen logo atrás
Pela última vez no fim de semana, os carros andaram sob a luz do sol na pista da Marina de Yas. Como classificação e corrida serão noturnas nos Emirados Árabes Unidos, o terceiro treino livre do GP de Abu Dhabi, realizado na manhã deste sábado (19), marcou a apresentação derradeira do sol na temporada 2022 da Fórmula 1. E quem aproveitou os raios ultravioleta na pista foi Sergio Pérez, líder da atividade.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Pérez colocou 0s152 de frente para o companheiro, Max Verstappen, mas o que ficou evidente é que a Red Bull vai para a classificação com robusto favoritismo contra as rivais.
A Mercedes também reforçou a vantagem que demonstra para a Ferrari. Lewis Hamilton foi terceiro colocado, seguido por George Russell. O heptacampeão terminou 0s2 atrás de Pérez, ao passo que o vencedor do GP de São Paulo ficou 0s4 mais lento. Há um porém: Hamilton terminou investigado por não diminuir velocidade durante bandeira vermelha. Caso seja punido, é algo que tem condições de atrapalhar o fim de semana.
Lando Norris foi o sexto, ainda na frente das duas Ferrari: Charles Leclerc e Carlos Sainz, nessa ordem, ficaram cerca de 0s6 mais lentos que 'Checo'. Daniel Ricciardo, Sebastian Vettel e Alex Albon fecharam o top-10.
O TL3 contou com uma bandeira vermelha bem na metade do tempo: Pierre Gasly passou por uma zebra e viu o pedaço da carroceria que envolve o pneu dianteiro direito simplesmente se soltar e causar o furo da borracha, além de sujar a pista. Sem maiores problemas, porém, o trabalho foi retomado menos de cinco minutos mais tarde.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO E EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. Logo mais, a classificação está marcada para as 11h [de Brasília, GMT-3]. No domingo, a largada está marcada para as 10h.
Confira como foi o TL3:
Um dia de mormaço nos Emirados Árabes Unidos. A pista estabelecida na Marina de Yas, casa do GP de Abu Dhabi, não contava com tanto sol quanto na sexta-feira. A temperatura ambiente, no momento marcado para a bandeira verde, era de 30°C, enquanto o asfalto chegava a 44°C.
Era o último treino livre da carreira de Sebastian Vettel. E, desta maneira, foi a equipe do tetracampeão, a Aston Martin, quem abriu o treino colocando seus dois carros na pista: Vettel e Lance Stroll. Mas os carros verdes não ficaram para andar muito: entraram após uma volta de instalação para testar pit-stop.
A Ferrari apareceu em seguida. Carlos Sainz foi o primeiro a registrar volta cronometrada, seguido por Charles Leclerc. Por mais que mais gente aparecesse, era um começo muito parado do treino. O motivo era simples de compreender: como a classificação e a corrida vão acontecer à noite, a temperatura do asfalto na sessão realizada no meio da tarde era pouquíssimo representativa da situação real.
Mick Schumacher e a Alpine chegaram em seguida, com direito a Fernando Alonso escorregando pela pista e salvando o carro por pouco de rodar. Esteban Ocon teria de parar o carro no contorno da curva 14 alguns minutos depois. Após breve bandeira amarela, porém, conseguiu sair sozinho.
Como a Ferrari andara de pneus médios, Lewis Hamilton facilmente assumiu a ponta quando enfim entrou na pista. Esteve de macios, pois. George Russell também andou de macios, mas provavelmente estava num teste diferente, porque ficou em sétimo.
Os pneus macios foram se tornar escolha mais geral pela pista após 25 minutos de treino, quando a Red Bull mandou sua dupla para a pista, Sergio Pérez imediatamente bateu Hamilton por 0s179 ao anotar 1min25s861. Max Verstappen deu uma volta de instalação, mas voltou para os boxes.
A sequência de giros com a borracha mais macia foi atrapalhada quando Pierre Gasly apresentou um problema. O piloto francês passou por cima de uma zebra em alta velocidade e parte da carroceria que envolve o pneu dianteiro direito simplesmente se soltou e caiu na pista. Ainda furou o pneu. Bandeira vermelha e Gasly de volta aos boxes.
O TL3 chegou à marca de 30 minutos sob bandeira vermelha e com um top-10 formado por Pérez, Hamilton, Leclerc, Alonso, Ocon, Sainz, Vettel, Russell, Lando Norris e Stroll.
A interrupção durou menos de cinco minutos e, assim que a bandeira verde voltou a aparecer, surgiu também uma investigação contra Hamilton marcada para depois do treino. A acusação era de que o heptacampeão não diminuiu a velocidade o bastante na curva cinco. Logo, inclusive, tomou a ponta.
Mas a correria de pneus macios também voltou. Pérez fez 1min24s982 e reassumiu a dianteira, batendo Hamilton e Russell, que pulara para a cabeça alguns segundos antes. Verstappen também andou, enfim, mas foi 0s152 mais lento que o companheiro de equipe.
Alonso novamente passou sufoco. Agora na curva 14, deslizou novamente e, desta feita, realmente passou perto de perder o carro e ir parar no muro. Mas os treinos livres também servem para explorar ao máximo e entender quais os limites da pista.
Mesmo com as melhoras nas voltas que buscavam a liderança, a segunda metade do TL3 contou com poucos atrativos. Quase nada de importante acontecia na pista, sobretudo nos 15 minutos derradeiros. Na frente, apenas simulações mais longas e com outros tipos de pneus. Assim, nada mudou: Pérez terminou mesmo na liderança.
F1 2022, 22ª etapa, GP de Abu Dhabi, Yas Marina, TL3:
1 | S PÉREZ | Red Bull RBPT | 1:24.982 | 15 | |
2 | M VERSTAPPEN | Red Bull RBPT | 1:25.134 | +0.152 | 15 |
3 | L HAMILTON | Mercedes | 1:25.222 | +0.240 | 20 |
4 | G RUSSELL | Mercedes | 1:25.395 | +0.413 | 15 |
5 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:25.518 | +0.536 | 16 |
6 | C LECLERC | Ferrari | 1:25.571 | +0.589 | 24 |
7 | C SAINZ | Ferrari | 1:25.605 | +0.623 | 23 |
8 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:25.950 | +0.968 | 18 |
9 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | 1:26.012 | +1.030 | 13 |
10 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:26.051 | +1.069 | 16 |
11 | E OCON | Alpine | 1:26.073 | +1.091 | 17 |
12 | F ALONSO | Alpine | 1:26.076 | +1.094 | 18 |
13 | Y TSUNODA | AlphaTauri RBPT | 1:26.170 | +1.188 | 19 |
14 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:26.189 | +1.207 | 17 |
15 | P GASLY | AlphaTauri RBPT | 1:26.239 | +1.257 | 12 |
16 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:26.298 | +1.316 | 20 |
17 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:26.356 | +1.374 | 21 |
18 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:26.473 | +1.491 | 19 |
19 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:26.482 | +1.500 | 17 |
20 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:26.646 | +1.664 | 14 |
Paddockast #174: Qual a maior treta? Um ranking das brigas do GP de São Paulo
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.