Pérez volta a brilhar e vitória em Singapura reforça afinidade com pistas de rua
Para além das quatro vitórias da carreira — três delas conquistadas em circuito de rua, como em Singapura, no último domingo —, 'Checo' tem um ótimo histórico em traçados com tal característica
Após o GP de Singapura do último domingo (2), a bolha da Fórmula 1 foi tomada por comparações — em tom de brincadeira — entre Sergio Pérez e figuras como Ayrton Senna, Michael Schumacher, etc. Todos os memes, claro, relacionados ao gosto que 'Checo' tem pelos circuitos de rua. E é neste tipo de traçado que o mexicano extrai suas melhores performances: o histórico não mente e as brincadeiras se justificam.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Em Marina Bay, Pérez tomou a liderança de Charles Leclerc logo na largada e não mais soltou. Comandou o restante da prova de ponta a ponta e, com muitos méritos, foi eleito piloto do dia. A vitória em Singapura foi a quarta de 'Checo' na carreira — a terceira em uma pista de rua.
Depois de conquistar seu primeiro triunfo na Fórmula 1 no épico GP de Sakhir de 2020, Pérez cravou vaga na Red Bull a partir de 2021. E foi na equipe taurina que as outras três vitórias de sua trajetória na principal categoria de automobilismo do mundo vieram — todas em circuitos de rua.
Além do recente feito em Marina Bay, 'Checo' venceu em Baku, no GP do Azerbaijão de 2021, e também triunfou nas ruas de Monte Carlo — já neste ano —, no tradicional GP de Mônaco.
Mas, além das vitórias, Pérez acumula um ótimo retrospecto em tal tipo de traçado. Quando ainda defendia a Force India, em 2016, terminou estes mesmos dois GPs na terceira colocação. Duas temporadas depois, voltou a figurar no pódio no Azerbaijão, seu circuito favorito.
Neste ano, o piloto da Red Bull conquistou sua única pole-position da carreira, até aqui, em outro circuito de rua. O mexicano surpreendeu a todos, superou Max Verstappen e a dupla da Ferrari e anotou tal pole em Jedá, na Arábia Saudita. Também em 2022, 'Checo' ficou em 2º no Azerbaijão — sempre ele —, além de ter anotado a volta mais rápida da disputa.
O Mundial de Fórmula 1 continua já na próxima semana, entre os dias 7 e 9 de outubro, com o GP do Japão. Mas, infelizmente para Pérez — o possível novo 'Rei da Rua' —, o traçado em Suzuka não possui tal característica.
+ Pérez exalta "melhor performance" após vitória em Singapura: "Dei tudo de mim"
PÉREZ BRILHA EM CORRIDA APAGADA DA F1 EM SINGAPURA
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.