Pirelli aposta em Spa "mais desafiadora" após mudanças e alerta pilotos sobre limites de pista
A Eau Rouge ganhou novas áreas de escape e outras curvas agora contam com brita na parte externa — o que, na opinião de Mario Isola, chefe da Pirelli, pode criar "armadilhas" para os pilotos que excederem os limites de pista durante o GP da Bélgica
A Fórmula 1 retorna das férias neste fim de semana numa Spa-Francorchamps com algumas mudanças, e a Pirelli acredita que os trechos remodelados do tradicional circuito podem criar algumas "armadilhas" para os pilotos. O chefe da Pirelli, Mario Isola, alertou principalmente sobre os limites de pista, para que as escapadas não acabem em pneus furados por causa da brita.
A principal mudança no circuito belga aconteceu nas famosas curvas Eau Rouge e Raidillon, que ganharam áreas de escape adicionais no topo da subida para aumentar a segurança. Várias curvas agora contam com brita na parte externa, em lugares onde geralmente os pilotos costumam exceder o limite de pista.
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Reformas em Spa foram realizadas para aumentar segurança (Foto: Divulgação/Circuit de Spa-Francorchamps)
"Este ano, Spa passou por algumas de suas maiores mudanças desde que começamos a correr por lá na era moderna da F1, mas sabemos o que esperar graças às 24 Horas [de Spa-Francorchamps, tradicional prova de Endurance], no mês passado", declarou Isola.
Alguns trechos também receberam asfalto novo, como entre as curvas 2 e 4 (Eau Rouge/Raidillon) e as curvas 8 e 9 (a saída da Les Combes), bastante danificados após as fortes chuvas do inverno passado. "Além do asfalto novo em cinco curvas, há algumas armadilhas em brita em quatro curvas muito próximas à pista."
"Os pilotos terão de prestar mais atenção aos limites de pista, pois há uma chance maior da brita afiada parar na pista durante a corrida", alertou o italiano, que acredita que a essência que faz de Spa-Francorchamps tão única não sofrerá com as mudanças. "A natureza épica de Spa permanece inalterada, com todos os costumeiros desafios que tornam a pista tão emocionante ainda em vigor", concluiu.
Para o fim de semana na Bélgica, palco da 14ª etapa da temporada 2022 da F1, a Pirelli separou a sua gama intermediária C2, C3 e C4, sendo o composto C2 mais duro e o C4, mais macio. Spa-Francorchamps é famosa por suas curvas de alta velocidade, que exigem bastante dos pneus.
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