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Pirelli leva gama mais dura para Holanda e crê em mais ultrapassagens com carros deste ano

A Pirelli leva para Zandvoort os pneus C1, C2 e C3, mas embora tenha separado a gama mais dura por conta da exigência das curvas inclinadas e de alta velocidade, Mario Isola aposta num aumento das ultrapassagens por causa das características dos carros deste ano combinadas aos novos pneus

31 ago 2022 - 08h57
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Carlos Sainz no circuito de Zandvoort em 2021
Carlos Sainz no circuito de Zandvoort em 2021
Foto: Ferrari / Grande Prêmio

A Pirelli confirmou que vai levar para Zandvoort, que recebe o GP da Holanda neste fim de semana, a sua gama mais dura de pneus, C1, C2 e C3, sendo o primeiro o pneu de faixa branca e o último, o composto mais macio. O chefe da fabricante italiana, Mario Isola, acredita que as opções combinadas aos carros deste ano podem proporcionar um aumento nas disputas por posições em comparação ao visto no ano passado.

Em 2021, a corrida holandesa foi bastante monótona, com pouquíssimas oportunidades de ultrapassagens, mas o circuito de Zandvoort costuma ser elogiado pelos pilotos pelos trechos desafiadores. Isola, inclusive, justificou a escolha da gama mais dura por conta das curvas 3 e 14, de alta velocidade e que exigem do downforce e, consequentemente, dos pneus.

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Verstappen não teve dificuldades para vencer o GP da Holanda de 2021 (Foto: Lars Baron/Getty Images/Red Bull Content Pool)

"Zandvoort provou ser uma excelente adição ao calendário no ano passado, e as partes mais desafiadoras para os pneus são as curvas 3 e 14, de alta velocidade e que colocam no carro forças combinadas por um longo período: downforce, bem como forças laterais", explicou o chefe da Pirelli. "É por essa razão, juntamente com outras exigências gerais do layout do circuito, que separamos a gama mais dura para o fim de semana", acrescentou.

É a quarta vez no ano que a fornecedora oficial de pneus da Fórmula 1 separa para um fim de semana os pneus C1, C2 e C3. Antes, os pilotos correram no Bahrein, na Espanha e Inglaterra tendo à disposição os mesmos compostos para as estratégias de pit-stops.

No último GP realizado em Zandvoort, a maioria optou por uma parada, mas Isola acredita que as equipes devem mudar os planos para este ano. "Os novos pneus para essa temporada devem facilitar as ultrapassagens num circuito em que foi difícil ultrapassar no último ano. A maioria dos pilotos fez apenas uma parada para manter a posição na pista, mas pode haver mais foco nos compostos macios dessa vez, o que proporcionaria mais duas paradas, com os pilotos se esforçando ainda mais na pista", concluiu.

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