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Pirelli manda avisar: a F1 2023 terá novo pneu e mais testes

Em Abu Dhabi, a fabricante testará novo tipo de composto, que se localizará entre os atuais C1 e C2. Além de avisar sobre os pneus de chuva

21 nov 2022 - 18h06
(atualizado em 15/2/2023 às 12h22)
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A Pirelli testa novidades para o proximo ano e traz um composto novo, o C0
A Pirelli testa novidades para o proximo ano e traz um composto novo, o C0
Foto: Pirelli / Divulgação

Os testes de pós-temporada de Abu Dhabi serão determinantes para a confirmação das especificações definitivas para 2023. Após vários testes ao longo do ano e nos Treinos Livres do México e Austin, a Pirelli deve levar a versão definitiva a ser usada na próxima temporada.

Como falamos um tempo atras aqui, o objetivo da Pirelli para 2023 não era fazer mudanças nos compostos, mas principalmente na estrutura para poder permitir que os carros tratassem melhor as curvas, saíndo menos de traseira. Além de dar mais um passo na preparação da retirada dos cobertores de aquecimento para a temporada de 2024.

Em entrevista, o engenheiro chefe da Pirelli, Simone Berra, revelou que após os testes feitos, a fabricante resolveu introduzir um novo tipo de composto entre os atuais C1 e C2. Desta forma, este novo tipo seria o novo C1, com o atual sendo renomeado como C0, e seria escalado para pistas onde a aceleração lateral exige mais da estrutura do pneu, como Silverstone, Qatar e Suzuka.

Assim, 2023 terá as opções C0 (mais duro), C1, C2,C3, C4 e C5 (mais macio). Para estes testes de Abu Dhabi, somente os compostos mais duros, incluindo o novo C1, estarão disponíveis aos pilotos titulares. Os jovens pilotos usarão os jogos destacados para a corrida do ultimo fim de semana. A distribuição será a seguinte:

  • Titulares - 10 jogos: 1 C1, 1 C2, 3 C3, 3 C4, 2 C5.
  • Jovens Pilotos - 8 jogos: 2 C3, 4 C4, 2 C5.

Fora desta mudança, os compostos serão os mesmos atuais. A preocupação maior é com a questão do pré-aquecimento. Explicamos a questão aqui e a Pirelli aproveitará estes dois dias para poder confirmar o novo processo de trabalho, com a manutenção dos atuais 70ºC nos 4 pneus, mas por 2 horas (ao invés de 3).

Pneus com cobertores de aquecimento. Após reclamações, a Pirelli vai manter como este ano.
Pneus com cobertores de aquecimento. Após reclamações, a Pirelli vai manter como este ano.
Foto: Pirelli / Divulgação

Uma novidade interessante é que, depois de tanta reclamação por conta dos pneus de pista molhada, a Pirelli vai realizar testes específicos em Paul Ricard, onde a pista conta com estrutura para simular pista molhada. Em paralelo, mais testes serão conduzidos em Portimão durante o inverno europeu para os pneus slicks de 2024. Como os carros novos começaram a ser usados este ano, os dados gerados foram utilizados para o aperfeiçoamento.

De acordo com a Pirelli, Mercedes, Aston Martin e AlphaTauri já se prontificaram a auxiliar neste trabalho e outras ficaram de confirmar. Mas os testes durante a temporada seguirão realizados especialmente nas pistas europeias após as corridas. Ainda há conversações para que a fabricante tenha acesso a carros para aumentar mais ainda a quantidade de dados para desenvolvimento.

Mas da mesma forma, a Pirelli pediu à FIA e a F1 para que haja uma definição sobre o novo contrato para a categoria, já que o acordo atual vai até 2024. Diante das demandas da categoria, incluindo um novo pacote técnico para 2026. Falamos neste tema algum tempo atrás aqui.

Aguardemos se os pneus conseguirão atender às necessidades das equipes e reduzir as reclamações especialmente em relação às corridas com pista molhada...

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