Pirelli opta por gama intermediária de pneus para GP da Emília-Romanha de Fórmula 1
Fornecedora oficial da categoria anunciou que, assim como em 2021, compostos C2, C3 e C4 serão utilizados em Ímola. Pirelli espera asfalto "razoavelmente abrasivo" no fim de semana
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A disputa da F1 em Ímola terá pneus C2 (duros), C3 (médios) e C4 (macios). Nesta segunda-feira (18), a Pirelli determinou a utilização de sua gama intermediária de compostos para o GP da Emília-Romanha, primeiro do calendário europeu deste ano da categoria, a ser realizado neste fim de semana.
Os pneus escolhidos pela fornecedora oficial da Fórmula 1 - que estará "em casa" pela primeira vez na temporada - são os mesmos de 2021. A diferença, claro, está no tamanho dos compostos, que estão maiores (18 polegadas) com o novo regulamento técnico da F1.
Gama escolhida pela Pirelli para etapa em Ímola (Foto: Divulgação/Pirelli)
A Pirelli espera por um asfalto razoavelmente abrasivo em Ímola. É por isso que, de acordo com a própria fornecedora, não teremos o intervalo entre compostos visto na Austrália, quando o pneu C4 foi 'pulado'. A superfície mais "madura" na Emília-Romanha gera mais aderência e, portanto, mais calor nos pneus, exigindo um composto mais macio e robusto.
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"Ímola é uma pista desafiadora e à moda antiga, onde as ultrapassagens podem ser complicadas, também porque o circuito é bastante estreito em alguns trechos", analisou Mario Isola, chefe da Pirelli na Fórmula 1. "Portanto, a estratégia provavelmente se concentrará em evitar o tráfego e, efetivamente, as equipes começarão do zero aqui em termos de conhecimento de pneus - já que os compostos são completamente diferentes este ano, e a corrida do ano passado também começou com os pneus de chuva, antes de ser interrompida por um longo período de bandeira vermelha", detalhou.
"De um modo geral, Ímola é uma pista de severidade média para os pneus e é um local que é usado com bastante frequência. Isso significa que podemos ver um pouco menos de evolução da pista do que estamos acostumados em outros circuitos, considerando que a pista já está bem emborrachada", concluiu Isola.
Estratégia e informações detalhadas pela fornecedora oficial de pneus da F1 (Foto: Pirelli)
A Pirelli está encontrando dificuldades para agendar testes dos pneus de 2023 da Fórmula 1. A fornecedora oficial da categoria ainda não sabe como vai completar o programa de testes de desenvolvimento dos compostos, já que o calendário lotado das equipes não tem datas livres o suficiente. Uma possível data é justamente para a próxima terça ou quarta-feira, após o GP da Emília-Romanha.
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