Pirelli prepara mais testes de pneus de chuva e confirma participação de Ferrari e Mercedes
Ferrari, Mercedes, Alfa Romeo, AlphaTauri e Aston Martin atenderam ao pedido da Pirelli e estarão em ação durante testes programados para acontecer entre 3 de dezembro e 8 de fevereiro
Alvo de muitas críticas principalmente depois do GP do Japão por conta dos pneus de chuva ineficazes em condições de pista muito molhada, a Pirelli confirmou a realização de testes durante o inverno europeu com os carros que a Fórmula 1 usou nesta temporada. Ferrari, Mercedes, Alfa Romeo, AlphaTauri e Aston Martin atenderam ao pedido da fabricante italiana e estarão em ação.
O foco será o desenvolvimento dos compostos que serão usados em 2023, tanto os slicks quanto os de chuva. A primeira sessão vai acontecer em Paul Ricard, em 3 e 4 de dezembro, e contará com a participação da Alfa Romeo. Nesse primeiro teste, pneus de chuva e intermediários estarão na pista. A Ferrari, por sua vez, fará o mesmo teste em Fiorano dois dias depois. Já a AlphaTauri assume as sessões de 14 e 15 de dezembro, em Portimão.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Depois, o trabalho de pneus da Pirelli retorna apenas em fevereiro de 2023, também em Paul Ricard. Dessa vez, a Mercedes comandará os testes dias 1 e 2, com slicks. AlphaTauri dará sequência nos dois seguintes, 3 e 4, com os compostos de chuva. Por fim, a Aston Martin se junta ao time de Brackley em 7 e 8 de fevereiro em busca de mais desenvolvimento dos pneus para pista seca.
O engenheiro-chefe da Pirelli, Simone Berra, explicou que a fabricante procurou as equipes do grid para saber a disponibilidade para as sessões, mas apenas metade respondeu positivamente. "Vamos trabalhar principalmente os compostos intermediários e de chuva, pois é o melhor período do ano para testar, com temperaturas frias e em condições representativas. Teremos também alguns testes com os slicks visando as especificações de 2024", acrescentou.
A fornecedora de pneus confirmou ainda que o tipo de composto usado nas referidas sessões pode variar de acordo com o cima, principalmente nas pistas em que ela planeja andar com slicks. "Estamos planejando andar com os slicks em Portimão, mas isso vai depender do clima. Se estiver molhado, teremos alguns protótipos lá", completou Berra.
A pré-temporada da Fórmula 1 começa de 23 a 25 de fevereiro, no Bahrein.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.