Pirelli promove mudança e define gamas diferentes de pneus para Estíria e Áustria
Assim como na temporada passada, a Fórmula 1 vai ter duas corridas consecutivas no Red Bull Ring em 2021. Mas a Pirelli vai mudar em relação a 2020 ao reunir alocações com diferentes tipos de pneus para os próximos dois finais de semana
Originalmente, uma nova rodada dupla no Red Bull Ring não fazia parte dos planos da Fórmula 1, mas a programação teve e ser alterada em razão do cancelamento do GP do Canadá e, subsequentemente, do GP da Turquia, que substituiria a corrida em Montreal. Desta forma, o Liberty Media promoveu o retorno do GP da Estíria, que em 2021 vai acontecer antes do GP da Áustria. E de forma distinta em relação ao ano passado, a Pirelli vai adotar uma gama diferente de pneus para cada uma das corridas nos próximos dois finais de semana.
O GP da Estíria vai contar com uma gama intermediária de pneus fornecidos pela fábrica sediada em Milão: pneus C2, C3 e C4 para compostos duros, médios e macios, respectivamente. Esta foi exatamente a mesma escalação adotada no ano passado. A escolha dos tipos de pneus para o primeiro fim de semana no Red Bull Ring também é a mesma do último GP da França.
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Já para o GP da Áustria, a Pirelli definiu uma escolha mais agressiva com a gama mais macia dos pneus disponíveis para a Fórmula 1: C3 para os duros, C4 para os médios e C5 para os macios no primeiro fim de semana de julho.
A ideia da fornecedora italiana é criar um diferencial entre as duas corridas, especificamente no quesito de estratégia com a variação de pneus entre os dois finais de semana.
"Uma vez mais, depois do ano passado, a Áustria vai receber duas corridas em sequência, e isso significa que as equipes têm uma plenitude de informações sobre essa pista e uma experiência recente de como lidar com isso, especialmente com os desafios e as estratégias", explicou Mario Isola, diretor da Pirelli para a Fórmula 1.
"Entretanto, ter duas alocações distintas de pneus é a primeira vez para o Red Bull Ring, então vai ser interessante ver como as equipes vão alcançar a aderência com os pneus C5 para a segunda corrida do fim de semana e como essa nova seleção vai influenciar na estratégia no sentido de criar oportunidades diferentes na comparação com o GP da Estíria, na semana anterior", completou o engenheiro italiano.