Pirelli se antecipa e determina gama de pneus para primeiros três GPs de 2022
Fornecedora oficial da Fórmula 1 escolheu uma gama mais dura de pneus para o Bahrein e uma intermediária para a Arábia Saudita. Na Austrália, Pirelli 'pulou' o composto C4
COMO MERCEDES E RED BULL JÁ SE ENFRENTAM NA FÓRMULA 1 2022
A Pirelli anunciou nesta segunda-feira (7) as gamas de pneus escolhidas para as primeiras três corridas do ano na Fórmula 1. Para o GP da Austrália, terceira etapa do calendário de 2022, a fornecedora oficial de pneus da categoria optou por 'pular' o composto C4.
Na abertura da temporada, no Bahrein, as equipes poderão usar compostos C1, C2 e C3 - ou seja, a gama mais dura de pneus. Na Arábia Saudita, que neste ano será a segunda corrida do calendário, a fornecedora oficial da F1 levará a gama intermediária: C2, C3 e C4.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Compostos de pneus da Pirelli para as três primeiras corridas do ano (Foto: Divulgação/Pirelli)
Já para a Austrália, a Pirelli fez uma escolha incomum. Para o retorno da categoria ao circuito de Albert Park, em Melbourne, serão levados pneus C2, C3 e C5 - o C4 ficou de fora. Essa é a primeira vez desde 2018 que a fabricante escolhe compostos não consecutivos para um GP.
Vale lembrar que Melbourne não recebe uma corrida da Fórmula 1 desde 2019 - um ano antes do início da pandemia do coronavírus - e, desde então, o circuito de Albert Park passou por diversas mudanças, como o novo asfalto e alterações em algumas curvas para deixar a pista mais rápida.
Vettel destaca desafio de aprendizado com novos carros: "Montanha alta para escalar"
Em 2022, a F1 irá utilizar um novo tipo de pneu nos carros, devido ao novo regulamento técnico. Os compostos agora terão aro 18, cinco polegadas a mais que nos anos anteriores. Tais pneus prometem diminuir o desgaste nas disputas e estender a "janela ideal" de temperatura para os pilotos, mas indicam número menor de possibilidades estratégicas.
No entanto, a nomenclatura dos compostos não sofreu alterações. "C1" continua representando o pneu mais duro fabricado pela Pirelli, com maior longevidade e menor aderência. Do outro lado do espectro, "C5" permanece sendo o composto mais macio e, consequentemente, mais rápido - ainda que bem menos durável.
HORA DA VERDADE: QUAIS PILOTOS PODEM VENCER CORRIDAS NA FÓRMULA 1 2022?
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.