Porque a F1 e a Pirelli mudaram os pneus para o GP da Hungria
Sustentabilidade e estratégia. Estes foram os motivos que levaram a Pirelli e a F1 a testar a mudança da quantidade de pneus
Um dos pontos para observar neste GP da Hungria é a mudança da quantidade de jogos de pneus que as equipes terão direito, bem como a obrigatoriedade do uso de tipos de compostos no Treino Classificatório.
O estabelecimento do ATA (Alternative Tyre Alocation ou Alocação Alternativa de Pneus), previsto no Regulamento Esportivo deste ano e que será usado este final de semana e em Monza (seria em Imola, mas o cancelamento por conta da chuva estragou os planos) tem por objetivo não somente forçar os pilotos a usar todos os jogos de pneu (principalmente os duros), mas também abordar mais firmemente a questão da sustentabilidade.
Passando de 13 jogos de pneus de pista seca para 11 no fim de semana, a Pirelli deixa de levar 160 pneus (8 x 20) para a corrida. Isso implica em menos carga para se deslocar, menos material para ser descartado (a Pirelli entrega os pneus usados e descartados para fazer concreto e tenta aproveitar alguns elementos para fazer novas unidades) e ainda menos energia sendo gasta. Afinal de contas, são menos pneus que usam energia para serem aquecidos (já houve uma redução este ano para 70ºC por 2 horas. Era 100ºC nos dianteiros e 80ºC nos traseiros por 3 horas).
O gasto de energia também é um dos álibis da Pirelli para a retirada dos cobertores de pneus para o próximo ano. As equipes, FIA e F1 devem bater martelo sobre isso no dia 31, na próxima reunião de estratégia. Atualmente, há uma tendência para que os cobertores permaneçam em uso.
Além da sustentabilidade, é mais um fator de estratégia para os times. Afinal, os leva a explorar melhor o uso durante o final de semana. Um dos objetivos é forçar a utilização todos os jogos disponíveis (e neste fim de semana, a Pirelli destacou a gama mais macia). Para o Q1, obrigatoriamente os pneus duros terão de ser usados. As equipes terão uma boa dúvida: usam um único jogo para poupar para a corrida ou usam dois para passar para o Q2? Os pilotos também terão que ser cuidados para não estourarem os pneus em busca da temperatura ideal.
Caso os testes da Hungria e Monza sejam positivos, a F1 considera adotar este quantitativo para 2024. A conferir.