Red Bull chama de "bobagem total" suspeita de assoalho flexível para conter quiques
Christian Horner garantiu ter "zero preocupações" sobre as suspeitas de irregularidades no assoalho da Red Bull e aproveitou para alfinetar a rival Mercedes: "Não estão se referindo aos carros ao redor deles nesse momento?"
A suspeita de que a Red Bull teria um assoalho mais flexível que o permitido pelo regulamento da Fórmula 1 2022 deixou as rivais com a pulga atrás da orelha, mas não afetou em nada Christian Horner. O chefe dos taurinos, inclusive, disse que tudo não passa de uma "bobagem total".
Tudo começou quando, ainda no Canadá, uma reunião do Comitê Técnico Consultativo levantou suspeitas de que equipes como Ferrari e Red Bull estariam burlando o regulamento com assoalho e pranchas flexionando acima dos 2 mm permitidos — alguns chegando a 6 mm, aumentando o desempenho sem risco de sofrer com quiques. Toto Wolff, chefe da Mercedes, chegou a dizer que era, no mínimo, "chocante".
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A Red Bull tem um carro muito próximo ao chão e que quase não sofre com quiques (Foto: Red Bull Content Pool)
A líder do Mundial de Construtores é a equipe que menos sofre com quiques e consegue deixar o carro muito próximo ao chão, aproveitando todo o ganho aerodinâmico do retorno do efeito-solo à categoria. Horner foi questionado pela Sky Sports, então, se o piso flexível seria o segredo para a quase ausência do porpoising no RB18, mas rejeitou a ideia. "Isso é bobagem total. Acho que estamos confundindo nossos problemas aqui."
Em seguida, o inglês garantiu que tem "zero" preocupações com as suspeitas dos rivais e não perdeu a oportunidade de dar uma alfinetada em Wolff. "Será que ele não está se referindo aos carros que estão ao seu redor nesse momento? Não faço ideia, mas não temos nenhum problema ou preocupação em nosso radar", frisou.
Ontem, a FIA anunciou algumas mudanças importantes no regulamento, entre elas o reajuste do teto orçamentário, a confirmação da pré-temporada 2023 fora da Europa e ainda adiou para a Bélgica a aplicação da diretiva técnica para controlar os quiques dos carros. Sobre a métrica especificamente, Horner sente que ainda são necessárias mais discussões sobre o assunto, principalmente por Silverstone ter mostrado um cenário bem diferente, com os carros saltando bem menos.
"Acho que isso tem de ser discutido no Grupo de Trabalho Técnico, que é o fórum correto para isso. Em Silverstone, nenhum carro foi realmente afetado por isso [o porpoising], portanto a questão é: é dever do competidor garantir que seu carro seja seguro ou dever da FIA garantir que o competidor possa guiar o carro com segurança?", concluiu.
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