Red Bull cita quique como principal causa de abandono para Verstappen na Austrália
Consultor-esportivo da Red Bull, Helmut Marko lamentou abandono de Max Verstappen no GP da Austrália e citou problema causado pelo quique do RB18 como principal fator para a quebra do neerlandês em Melbourne
VETTEL 'MATA' AULA E REPROVA PRIMEIRA AVALIAÇÃO NA FÓRMULA 1 2022
A Red Bull está confiante em resolver alguns problemas de confiabilidade do RB18 — que já tiraram Max Verstappen de duas corridas e Sergio Pérez de outra — já na próxima corrida, o GP da Emília-Romanha marcado para o próximo domingo (24). Pelo menos é nisso que crê Helmut Marko, consultor-esportivo da equipe, que explicou o motivo do abandono do atual campeão mundial durante a última corrida, na Austrália.
"Está tudo bem [com o motor], não é nada demais", afirmou Marko em entrevista ao canal austríaco ORF. "[O abandono] se deu por causa de uma linha de combustível de alta pressão que acabou estourando. Foi provavelmente por causa do quique. Isso foi simulado nos testes, mas diversas forças estranhas estão em jogo", disse o consultor sobre a quebra de Verstappen.
Helmut Marko se disse incomodado com a falta de confiabilidade da Red Bull (Foto: Mark Thompson/Red Bull Content Pool)
Ainda assim, Marko acredita que a Red Bull tenha conseguido lidar com o quique do carro melhor do que a Ferrari ou a Mercedes — que vem sofrendo bastante com a falta de velocidade nas retas devido ao fenômeno. No entanto, o austríaco destacou que o RB18 ainda precisa melhorar nesse sentido.
"Temos isso bem sob controle, mas ainda acontecem pequenos movimentos", admitiu o consultor-esportivo. "Acreditamos que isso foi a principal causa de dano à linha de combustível", explicou.
Questionado sobre se estaria mais chateado com a desvantagem para a Ferrari ou os problemas de confiabilidade do RB18, Marko nem titubeou. O austríaco afirmou que os abandonos de sua equipe incomodam bem mais e destacou a quantidade de problemas diferentes que a Red Bull precisou resolver desde a pré-temporada, em fevereiro.
Max Verstappen abandonou duas das três corridas da temporada da F1 até aqui (Foto: AFP)
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
"A confiabilidade [incomoda mais]", respondeu Marko. "Foi um grande baque, e agora estamos bem atrás de Leclerc. Mas reagimos rápido. Pelo lado do motor, acho que você pode ver que os problemas que tivemos no Bahrein foram completamente diferentes dos problemas na Austrália, e também diferentes do que vimos nos testes — sempre foram problemas diferentes", lamentou.
Por fim, Marko revelou que a Red Bull recebeu a promessa da Honda de que alguns problemas estariam sanados até a próxima corrida, o GP da Emília-Romanha. "De acordo com a Honda, podemos esperar que isso seja consertado — provavelmente — na próxima corrida", encerrou.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.