Red Bull confessa atraso na construção do RB18: "Focamos mais em 2021 do que deveríamos"
Projetista da Red Bull, Adrian Newey admitiu que a equipe focou na batalha pelo título de 2021 durante muito tempo, o que alterou os planos na concepção do modelo vencedor de 2022
Projetista lendário da Fórmula 1, Adrian Newey foi o encarregado de receber o troféu de Carro de Corrida do Ano da revista inglesa Autosport, que premiou o RB18 da Red Bull como vencedor do quesito no último domingo (4). O carro projetado pelo britânico varreu completamente a categoria em 2022 e estabeleceu o novo recorde de pontos para uma mesma equipe, mas a história poderia ter sido bem diferente devido ao pouco tempo que a equipe dedicou à sua construção.
"Tivemos um período de desenvolvimento relativamente curto", disse Newey, abordando a concepção do RB18. "Em particular, porque continuamos melhorando o carro de 2021 para a batalha pelo campeonato — sem dúvidas, por mais tempo do que deveríamos ter feito", admitiu ao veículo inglês.
"Isso nos trouxe muitas coisas a fazer durante o inverno", apontou. "O que tentamos fazer foi focar em conseguir os fundamentos do carro de forma correta este ano, esperando que isso nos desse o potencial de desenvolvimento para refiná-lo. Por sorte, foi assim que as coisas aconteceram", celebrou.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
O plano da Red Bull, apesar de arriscado, acabou dando certo. A equipe austríaca conseguiu melhorar seu rendimento ao longo do ano, ao mesmo passo em que a Ferrari ficou para trás e não conseguiu acompanhar os taurinos na batalha pelo título. Como resultado, Max Verstappen venceu nada menos do que 15 de 22 corridas e estabeleceu um novo recorde na Fórmula 1.
"Na realidade, a Ferrari era provavelmente mais rápida na pré-temporada", reconheceu. "Conseguimos uma atualização muito efetiva para a primeira corrida. Isso tornou as coisas mais próximas, e então se formou uma batalha realmente apertada. A Ferrari foi mais rápida em algumas corridas, mas nós fomos em outras", avaliou.
"Aprendemos com isso e tentamos fazer um carro equilibrado para a segunda metade da temporada, para garantir que ele funcionasse em todos os circuitos", disse. "Acho que, coletivamente, fizemos um bom trabalho", encerrou.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.