Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Red Bull descarta irregularidade e vê "acerto poderoso" da suspensão traseira da Mercedes

Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, apontou um "acerto poderoso" da Mercedes no sistema de suspensão traseira que, segundo ele, pode ser importante em algumas das últimas cinco corridas da temporada

29 out 2021 - 10h38
(atualizado às 10h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Red Bull aponta que a Mercedes não teve tanta vantagem nos Estados Unidos, mas pode ter em algumas das últimas cinco corridas da temporada
Red Bull aponta que a Mercedes não teve tanta vantagem nos Estados Unidos, mas pode ter em algumas das últimas cinco corridas da temporada
Foto: Mercedes / Grande Prêmio

F1 2021 TEM MELHOR GRID DOS ÚLTIMOS 30 ANOS? | TT GP #36

Com os chamados 'olhos de lince', mais uma vez a Red Bull apontou um 'truque' da Mercedes para a melhora do W12 em linha reta. A bola da vez é o sistema de suspensão traseira da equipe alemã, que parece abaixar nas retas, em alta velocidade. Assim, diminui-se o arrasto do carro, permitindo que a velocidade máxima seja maior. Christian Horner, chefe da Red Bull, não acredita que a artimanha seja ilegal, mas aponta ser um recurso "poderoso" da Mercedes em algumas das cinco corridas restantes da temporada.

"Acho que a Mercedes está obviamente se aproveitando de um dispositivo para as retas", disse Horner, em entrevista à Sky F1, em Austin, durante o TL1. "Se você olhar para a suspensão traseira do carro deles, como ela abaixa… acho que foi um ponto forte deles [na Turquia]", acrescentou.

"Terá uma influência maior em algumas pistas. Foi um efeito reduzido aqui [nos Estados Unidos], mas em lugares como em Jedá [na Arábia Saudita], pode ser bastante poderoso", seguiu.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Red Bull apontou que o 'truque' da Mercedes na suspensão traseira é "poderoso" (Foto: Mercedes)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A exemplo do GP da Turquia, onde Valtteri Bottas venceu pela primeira vez em 2021, os taurinos realmente ficaram intrigados com a velocidade da Mercedes — eles até mesmo fizeram um dia de filmagem no circuito do Istambul Park para tentar obter algumas respostas. Afinal, as duas equipes travam uma dura batalha fora da pista em relação à performance de um ou de outro: desde a asa traseira flexível, no início da temporada, até o motor.

Desta vez, a marca dos energéticos não vê uma irregularidade pela ideia da Mercedes, mas não nega que é um recurso vantajoso. "Não achamos que seja ilegal, não", disse Horner. "É algo que tem sido usado, historicamente falando. Já vimos isso ser usado por eles no passado. Mas, obviamente, o que vimos na Turquia foi uma versão bastante extrema disso, mais do que aquele circuito parecia permitir", finalizou.

Toto Wolff, chefe da Mercedes, minimiza as declarações de Horner. Para ele, naquilo que a equipe de Brackley puder, legalmente, melhorar, ela o fará. "Reconhecemos que este é um esporte em que os competidores sempre tentarão descobrir se existe algum tipo de melhoria", explicou.

"Minha experiência é que não existe tal coisa, são todos pequenos ganhos, ganhos que foram adicionados e trazem desempenho. Estamos tentando realmente compreender melhor nosso carro e adicionar desempenho no tempo de volta, sem ouvir muito o barulho do motor", concluiu.

WILLIAMS-AUDI E McLAREN-PORSCHE: É POSSÍVEL A PARTIR DE 2025-2026 NA F1?

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade