Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Red Bull desiste de ter Herta na AlphaTauri e culpa burocracia "incompreensível"

Fim da linha. Os esforços da Red Bull em trazer Colton Herta para a Fórmula 1 se esgotaram. A equipe austríaca tinha como plano contratar o americano para correr pela AlphaTauri em 2023, mas a impossibilidade quanto a obtenção da superlicença acabou por colocar um ponto final na empreitada

16 set 2022 - 11h10
Compartilhar
Exibir comentários
Sem os pontos da superlicença, Colton Herta acabou tendo os planos de F1 cancelados
Sem os pontos da superlicença, Colton Herta acabou tendo os planos de F1 cancelados
Foto: IndyCar / Grande Prêmio

O esforço de ter Colton Herta na Fórmula 1 está acabado. A Red Bull desistiu de correr atrás do piloto da Andretti na Indy para ocupar a vaga de Pierre Gasly na temporada 2023 da Fórmula 1. A informação veio de Helmut Marko, conselheiro do grupo, nesta sexta-feira (16).

Ao site alemão Motorsport-Total, o dirigente reclamou da "incompreensível" burocracia que impediu Herta de chegar à categoria, em referência à superlicença necessária para que um piloto possa correr na F1, e da perda que a categoria acaba tendo como um todo.

"É uma pena que as pessoas não percebam o valor que um piloto americano, especialmente um cara como Colton Herta, teria para o crescente mercado americano, sobretudo com três corridas lá", declarou Marko.

Herta era declaradamente a primeira opção da AlphaTauri para substituir Gasly em 2023. Mas a equipe de Faenza só liberaria o francês para assinar com a Alpine caso Colton conseguisse a superlicença. A Federação Internacional de Automobilismo não pretende conceder uma exceção ao americano.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Helmut Marko entende que a F1 perdeu enorme oportunidade de entrar no mercado americano
Helmut Marko entende que a F1 perdeu enorme oportunidade de entrar no mercado americano
Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

A Red Bull, no entanto, ainda não desistiu de ter alguém para o lugar de Gasly. O Motorsport-Total revelou que a equipe descartou qualquer piloto de sua própria base, o que tira as chances do bem conceituado Lian Lawson, e que Mick Schumacher, dúvida para seguir na Haas, também está fora da lista.

"Estão avaliando agora quais são as possibilidades", disse Marko à publicação. Caso não haja ninguém, Gasly fica na equipe por mais uma temporada e empurra à Alpine o problema de achar um titular para a vaga de Fernando Alonso, que será piloto da Aston Martin.

Herta participa nesta sexta de testes privados com a McLaren na Espanha, no Circuito da Catalunha. O jovem piloto de apenas 22 anos também faria parte de uma sessão de testes da Alpine na Hungria, mas é provável que sua participação acabe cancelada diante deste cenário.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade