Red Bull destaca divisão de motores própria e descarta pressa por acerto com Porsche
Christian Horner, chefe da Red Bull, afirmou que ainda não há acerto com a Porsche e disse que nada está determinado para a temporada de 2026 da Fórmula 1
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A Red Bull segue apostando firme no seu projeto próprio de desenvolvimento de motores. Christian Horner, chefe dos taurinos, ressaltou o avanço feito pela Red Bull Powertrains em meio às especulações de uma possível parceria com a Porsche para 2026. Outra empresa do grupo Volkswagen, a Audi anunciou na última semana que vai ser uma fornecedora de motores da Fórmula 1 a partir de 2026.
"Obviamente, estamos avançando com a Red Bull Powertrains. Eles ligaram o primeiro motor antes das férias de verão. 2026 ainda está longe. Temos muito tempo e, claro, estrategicamente, teremos que fazer o que é certo para a equipe e para a empresa. E obviamente isso é entre os acionistas. E há discussões construtivas em andamento com a Porsche", contou Horner ao site Autosport.
De acordo com o portal, a Red Bull e a Porsche ainda têm divergências em relação à divisão de ações e direitos de votação e por isso um acordo não foi fechado. Além disso, haveriam pessoas dentro da equipe que gostariam de manter as relações com a Honda, que deixou oficialmente o time austríaco no ano passado. Christian afirmou que nada está certo para 2026 e que não tem pressa para estabelecer uma parceria.
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A marca da Honda esteve no carro da Red Bull até o ano passado (Foto: Red Bull Content Pool)
"Acho que para 2026, nada está determinado. Obviamente, a Red Bull Powertrains está estabelecida, temos mais de 300 pessoas recrutadas. Então esse é o nosso caminho. Mas não temos pressão de tempo. Porque 2026 ainda está a três anos e pouco de distância. Então não precisamos ter pressa. E, portanto, discussões construtivas estão em andamento", revelou o dirigente britânico.
Novos fabricantes têm de comunicar para a Federação Internacional de Automobilismo sua intenção de serem fornecedores de motores para 2026 e pagar uma taxa até o dia 15 de outubro para terem direito a voto sobre quaisquer futuras alterações de regras. De acordo com o Autosport, a data está agora sob discussão entre o corpo diretivo e os fabricantes existentes. Sem pressa, Horner ressaltou que a Red Bull não está dividida entre Porsche e Honda, e sim extremamente focada em seu próprio projeto de motor.
Horner está focado no desenvolvimento da Red Bull Powertrains (Foto: Red Bull Content Pool)
"Bem, não, porque fundamentalmente não mudará nada, porque, da forma como a empresa foi construída, temos a Red Bull Powertrains que produzirá um motor para 2026. E todo o propósito disso era ter uma solução integrada entre motor e chassi para trazer tudo sob o mesmo teto, sendo a única equipe além da Ferrari a fazer isso. Então esse o plano está absolutamente claro", ressaltou Christian.
"No momento, estamos focados no nosso próprio projeto. Obivamente, há muita especulação. É ótimo que haja construtores interessados em entrar no esporte ou permanecer no esporte, mas a Red Bull Powertrains assumiu o compromisso, temos as instalações, temos os dinamômetros, temos a capacidade, recrutamos alguns dos melhores talentos da Fórmula 1. E acreditamos que estamos em um lugar muito saudável para o futuro", concluiu Horner.
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