Red Bull enfim chega a acordo com FIA após quebra do teto de gastos da F1 2021
Tendência é que equipe dos energéticos receba uma punição financeira e outra esportiva da entidade — que promete divulgar e explicar a infração nesta sexta-feira. A Aston Martin também chegou a um acordo com o órgão regulador por seu descumprimento processual
A Red Bull e a Aston Martin chegaram a um acordo com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) por suas respectivas falhas perante o teto de gastos da Fórmula 1, na temporada passada. Enquanto os taurinos excederam os US$ 145 milhões (R$ 782 milhões, na cotação atual) previstos para 2021, entende-se que os ingleses cometeram um descumprimento processual relacionado a uma série de protocolos administrativos de contabilidade, resultado de variações na interpretação regulatória.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Isso, em essência, significa que tanto Red Bull quanto Aston Martin assumem culpa pela infração ao regulamento — dispostas, portanto, a receberem as punições devidas.
De acordo com a revista Autosport, a FIA irá revelar detalhes da falha processual da Aston Martin na sexta-feira — bem como, também, explicará as áreas de infração e respectivas penalizações aos times.
No GP dos Estados Unidos, o presidente da entidade Mohammed Ben Sulayem foi visto em diversas reuniões com Christian Horner e demais membros da Red Bull. As negociações entre as partes foram suspensas após a morte de Dietrich Mateschitz, mas retomadas durante a semana.
Ainda segundo a Autosport, a Red Bull irá receber uma punição financeira e esportiva. Esta última diz respeito a uma possível redução no tempo taurino disponível para testes aerodinâmicos de olho na temporada de 2023.
A justificativa para a violação financeira da Red Bull não teria envolvimento com o desenvolvimento do carro, e o erro teria acontecido em questões de alimentação e ausências por doenças na fábrica de Milton Keynes. Alguns funcionários da equipe não são cobertos pelo teto orçamentário, enquanto outros sim.
A expectativa é de que a punição a Aston Martin seja somente financeira — similar ao que aconteceu com a Williams no meio do ano, quando a equipe de Grove atrasou a entrega do relatório financeiro da temporada de 2021 da Fórmula 1.
A temporada 2022 da Fórmula 1 continua neste fim de semana, entre os dias 28 e 30 de outubro, com o GP da Cidade do México, no circuito Hermanos Rodríguez. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.