Red Bull fala em "reagir às condições" no Japão e diz que Norris "furou fila"
Christian Horner, chefe da Red Bull, está preocupado com as condições climáticas da corrida do domingo em Suzuka. Sobre o incidente Norris-Verstappen, defendeu o piloto da casa
Ziguezague de Verstappen quase causa acidente com Norris em Suzuka (Vídeo: Reprodução/F1 TV)
O que será do domingo do GP do Japão de Fórmula 1? Há uma grande dúvida sobre quais serão as condições climáticas após uma sexta-feira de bastante chuva e um sábado seco. Após anotar a pole-position na classificação deste sábado (8), com Max Verstappen, a Red Bull agora imagina que terá de se preparar para reagir rapidamente ao que o clima exigir.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
O chefe da Red Bull, Christian Horner, falou do assunto logo após o fim da tomada de tempos. Reforçou, ainda, que a Ferrari está forte para a prova. Afinal, se Verstappen está na frente, Sergio Pérez larga na quarta colocação, atrás de Charles Leclerc e Carlos Sainz.
"A Ferrari está rápida desde o começo da temporada, então não seria diferente aqui. A última volta de Max se perdeu na curva dois, quando ele passou pela zebra e quebrou um pouco o assoalho, mas a volta inicial, que valeu a pole, foi muito forte, o que dá para ver quando a [primeira] volta do Q3 vale a pole", disse.
"A pole aqui, com essas condições climáticas mistas, é importante. Temos de reagir nos momentos certos no domingo e, quando abrirmos as cortinas amanhã de manhã, faremos o melhor possível com as condições que tivermos. Vamos focar numa corrida por vez. Faremos o melhor trabalho possível, e os pontos vão ficar do jeito que ficarem", opinou.
Com relação ao incidente entre Max Verstappen e Lando Norris durante o Q3, quando o piloto holandês fez um ziguezague enquanto estava mais lento na pista e forçou o inglês a sair do traçado para evitar uma batida, Horner defendeu Max.
"Os dois estavam em voltas de saída dos boxes e existe um acordo de cavalheiros entre os pilotos de que, quando você chega numa parte do circuito em que deve-se segurar posição, que você entra um por um na última curva. Então, Lando decidiu furar a fila na entrada da última chicane. Eles estavam se seguindo até aquele momento", apontou.
"Eu não esperava aquilo. Max estava aquecendo os pneus para começar a volta, e eles precisam ir um por um no contorno da chicane. Todos os pilotos estão sempre fazendo coisas diferentes e posso imaginar apenas que Lando passar muito rápido pela chicane", reforçou.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão de Fórmula 1. No domingo, a largada está marcada para as 2h [de Brasília, GMT-3].
TUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DO GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1 | Briefing
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.