Red Bull garante que atualizações para RB16B não atrapalham desenvolvimento para 2022
Helmut Marko, consultor da Red Bull, lembrou o erro estratégico da BMW em 2008 ao abrir mão do desenvolvimento de um carro que teria condições de levar Robert Kubica ao título e avisou que é preciso "aproveitar todas as oportunidades". O austríaco assegurou que o desenvolvimento do carro de 2022 já começou e que, por isso, não é prejudicado pela evolução no RB16B
Diante da revolução no regulamento técnico e da nova geração de carros, que se avizinha para 2022, as protagonistas na luta pelo título mundial de Fórmula 1 têm de lidar com as melhorias dos modelos atuais enquanto, ao mesmo tempo, realizam o desenvolvimento de um conceito completamente novo para o ano que vem. Na Mercedes, Toto Wolff chegou a dizer que o W12 não será mais atualizado até o restante da temporada, algo desmentido por James Allison, que neste 1º de julho deixa o posto de diretor-técnico para assumir a função de executivo-técnico. Mas, para os lados da Red Bull, até quando vai o desenvolvimento do RB16B?
Em entrevista ao site holandês RacingNews365, Helmut Marko, consultor da equipe líder do Mundial de Construtores, com 40 pontos de vantagem sobre a Mercedes depois de oito corridas, assegurou que há mais por vir e que o desenvolvimento do carro atual de Max Verstappen e Sergio Pérez ao menos até agosto.
Questionado sobre o assunto, Marko ironizou a declaração de Wolff sobre não mais atualizar o carro da Mercedes para focar no título em 2022 "É bom que Toto Wolff esteja preocupado com o nosso carro para o ano que vem". O dirigente aproveitou também para explicar como os taurinos vão, ao mesmo tempo, seguir por mais algumas semanas no desenvolvimento do RB16B enquanto já trabalham no projeto para o ano que vem.
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
"Claro que desenvolveremos mais o carro até as férias de verão. Esse sempre foi o nosso objetivo. O desenvolvimento do carro para 2022 nunca esteve prejudicado por nosso programa", assegurou.
Para basear o que diz, Marko lembrou 2008, quando Robert Kubica chegou a liderar o Mundial de Construtores com a BMW e tinha chances reais de buscar o título. No entanto, diante de uma grande mudança no regulamento para 2009, a fábrica alemã optou por concentrar todos os seus esforços em um projeto completamente novo e abandonou o desenvolvimento de um carro que poderia mais.
A BMW não apenas não conquistou o título de 2008 — vencido por Lewis Hamilton —, mas teve um modelo ruim em 2009 e deixou o Mundial, alegando como justificativa a crise financeira global, ao fim daquela temporada.
"Estamos nos desenvolvendo mais porque temos a chance de conquistar o título. Vimos o que aconteceu na BMW em 2008, Robert Kubica tinha o carro mais rápido, mas o plano de negócios estava focado em 2009", recordou. "Na Fórmula 1, você tem de aproveitar todas as oportunidades. Temos capacidade e começamos a desenvolver o conceito de 2022 de forma antecipada. Vamos apresentar as atualizações para o carro na segunda metade da temporada, mas o trabalho para o desenvolvimento no túnel de vento já está por trás", disse.
O fato é que a Red Bull, neste momento do campeonato, apresenta um carro mais estável na comparação com a Mercedes. Na visão do ex-piloto austríaco, este é o grande ponto forte da equipe de Milton Keynes na luta contra a Mercedes pelo título.
"A vantagem geral que temos é que nosso carro tem sido rápido em todos os circuitos até agora. Fomos continuamente rápidos com relativamente poucos ajustes. Na Mercedes, você pode ver que eles têm de fazer muitos ajustes no carro. Hamilton geralmente consegue fazer isso, então ele está lá na hora certa", comentou.
"Mas é claro que a Mercedes às vezes experimenta [algo novo]. Mônaco é um exemplo disso para mim. Valtteri Bottas foi muito forte lá, ao contrário de Lewis. Em Baku, foi completamente o inverso. Parece que os riscos estão sendo assumidos. Com a gente, são necessários menos ajustes. O carro é competitivo logo de cara", concluiu Helmut Marko.
A temporada 2021 continua já neste fim de semana, na mesma pista de Spielberg, com o GP da Áustria. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL.