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Red Bull põe "foco total" em 2023 e descarta grandes atualizações no RB18 até Abu Dhabi

Com o título de Max Verstappen assegurado, a Red Bull confirmou que as mudanças no RB18 nas últimas quatro corridas da F1 2022 serão mínimas e muito estudadas

15 out 2022 - 09h22
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Depois do título Max Verstappen, a Red Bull já começou o trabalho para 2023
Depois do título Max Verstappen, a Red Bull já começou o trabalho para 2023
Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

Com o título de Max Verstappen garantido e o Mundial de Construtores muito bem encaminhado, a Red Bull já está focada no trabalho para a temporada 2023 da Fórmula 1. A equipe confirmou que as mudanças promovidas no assoalho do RB18 em Singapura foram as últimas grandes atualizações da temporada e que, a partir de agora, apenas pequenos ajustes serão feitos para as quatro últimas corridas do ano.

A informação veio do diretor de engenharia dos taurinos, Rob Marshall, ao podcast F1 Nation. "Nosso foco agora está totalmente voltado para 2023. Há ainda coisas mínimas por vir, mas não haverá grandes atualizações até o GP de Abu Dhabi", disse. O engenheiro-chefe, Paul Monaghan, explicou ainda sobre as mudanças promovidas para a corrida no circuito de rua de Marina Bay.

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A Red Bull quer evitar grandes atualizações para não acender o alerta das rivais
A Red Bull quer evitar grandes atualizações para não acender o alerta das rivais
Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

"Foram cerca de alguns milímetros alterados aqui e ali, mas conseguimos isso depois de não sofrer nenhum dano no assoalho na Bélgica, Holanda e Itália", contou Monaghan, completando na sequência que a Red Bull optou por essa atualização por ser uma corrida fora da perna Europeia. "Por isso escolhemos Singapura", frisou.

A decisão de não mexer mais no projeto do RB18 até o final do ano é resultante de uma série de fatores, de acordo com o engenheiro-chefe. "Depende de uma série de fatores. Por exemplo, perdemos partes danificadas pelo caminho até Abu Dhabi? Provavelmente há muita influência nisso. O custo de fabricar peças e despachá-las é relativo ao ganho esperado? Trata-se de uma área fraca do carro ou será um complemento? Vale a pena fazer?", indagou.

O teto orçamentário, é uma questão, sem dúvida, mas Monaghan destacou também que promover grandes mudanças a essa altura do campeonato pode acender um alerta nas demais equipes sobre os planos que a Red Bull tem para o próximo ano.

"Se levarmos isso para Abu Dhabi, vamos dar uma dica aos nossos rivais sobre o que estamos preparando [para o ano que vem]? Muitos fatores entram nisso [na decisão de levar grandes atualizações até o final do ano]", finalizou o engenheiro.

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