Red Bull provoca Mercedes após vitória dominante na Bélgica: "Obrigado pela diretiva"
Christian Horner, chefe da Red Bull, brincou com a nova diretiva técnica implementada pela Fórmula 1 para conter os quiques e agradeceu Toto Wolff e a Mercedes após a vitória dominante de Max Verstappen na Bélgica
F1 2022: VERSTAPPEN CONSEGUE VIRADA CATEGÓRICA E VENCE NA BÉLGICA | Briefing
A Fórmula 1 introduziu no último fim de semana uma nova diretiva técnica para reduzir e controlar os quiques dos carros no GP da Bélgica. Toto Wolff, chefe da Mercedes, foi um dos principais defensores da medida contra o porpoising e havia dúvidas sobre qual seria o efeito da nova regulamentação no desempenho dos carros. A corrida terminou com uma dobradinha da Red Bull e uma vitória dominante de Max Verstappen que, mesmo largando em 14º, não tomou conhecimento dos adversários.
Após a corrida, Christian Horner, chefe da Red Bull, brincou com a situação e agradeceu Wolff pela introdução da diretiva técnica. O dirigente britânico revelou que as mudanças não prejudicaram os taurinos, que não tiveram que mudar a forma que operam o RB-18.
"De cara, eu provavelmente devo agradecer ao Toto pela diretiva técnica! Mas sendo sério, acho que este circuito favoreceu nossos pontos fortes. Temos um carro muito eficiente, encontramos uma configuração muito boa e o Max esteve em uma forma fenomenal desde a primeira volta do primeiro treino", explicou Horner logo após o GP da Bélgica no último domingo (28).
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Red Bull agradeceu Mercedes por nova diretiva técnica (Foto: Red Bull Content Pool)
"Muito foi feito e muita expectativa foi colocada nessa diretiva técnica, então talvez tenha prejudicado mais os outros do que nós. Nós realmente não mudamos a maneira como operamos o carro. Obviamente, o assoalho aqui sempre foi um problema por causa da Eau Rouge, mas isso não é exclusivo para nós, é o mesmo para todas as equipes", disse o chefe dos taurinos.
Verstappen largou atrás após uma troca da unidade de potência. Mesmo assim, o atual campeão precisou de pouco mais de dez voltas para escalar o pelotão e assumir a ponta em Spa-Francorchamps. Seu companheiro de equipe, o mexicano Sergio Pérez, terminou em segundo, completando uma das vitórias mais dominantes da Red Bull desde 2013 na visão de Horner.
Horner viu desempenho mais dominante da Red Bull desde 2013 (Foto: Red Bull Content Pool)
"Estrategicamente escolhemos tomar a punição aqui e o 14º lugar se tornou um 13º tecnicamente na largada. Mas é claro que Max ainda teve que navegar pelo pelotão e ele fez isso de maneira muito eficiente nas primeiras voltas, então ele chegou na frente muito mais rápido do que poderíamos esperar e o pneu macio funcionou bem para ele naquele stint", relatou Christian.
"Depois disso, o ritmo que tivemos com Max e Checo foi suficiente para ele passar pelo Carlos e trazer para casa uma das performances mais dominantes que tivemos como equipe desde 2010 ou 2013", concluiu Horner.
Com o resultado, Verstappen aumentou ainda mais sua vantagem na liderança do Mundial de Pilotos, com 93 pontos de vantagem para Pérez. A Fórmula 1 retorna já no próximo domingo (4) para o GP da Holanda, em Zandvoort.
ALONSO FOI INOCENTE NA BATIDA, MAS PASSOU DOS LIMITES COM HAMILTON | F1 2022
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.