Red Bull teme que GP da Austrália vire "corrida da MotoGP" por quatro zonas de DRS
Christian Horner, chefe da Red Bull, afirmou que será contra a opção de encher o Albert Park de zonas de DRS caso ultrapassar fique fácil demais
Há uma dúvida na Fórmula 1 neste fim de semana sobre qual o efeito prático na corrida do domingo fará o fato da FIA ter instalado quatro zonas de abertura de DRS na pista do Albert Park, um aumento das tradicionais duas ou três zonas, sobretudo numa pista não tão grande. De acordo com o chefe da Red Bull, Christian Horner, existe a possibilidade que o GP da Austrália termine como uma corrida da MotoGP.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A comparação de Horner vem do fato de que é possível, segundo ele, que os pilotos invertam as posições várias vezes por volta e teme que as ultrapassagens ficarão fáceis demais. Diferente de que algo como a briga estratégia entre Max Verstappen e Charles Leclerc no GP da Arábia Saudita, há duas semanas.
"Certamente, é o que todos querem [brigas como Verstappen x Leclerc]. Acho que em Jedá, por exemplo, se a linha de acionamento do DRS estivesse um pouco na frente ou realmente na curva, não teria havido aquele jogo tático que aconteceu. O que será interessante aqui, com quatro zonas, é como fazer uma volta completa atrás. O que não queremos é que o DRS fique fácil demais e vire simplesmente um sinal para passar", afirmou o chefe da Red Bull.
Paddockast #142 | Las Vegas: mais um GP dos EUA. O que a F1 quer com a dose tripla?
"O que o DRS deve ser é uma permissão para que tenhamos o efeito do vácuo. Deveria ser usado sem que fosse uma porta aberta para passar toda hora. Desta forma, a distância entre as zonas de DRS serão bem interessantes para ver qual efeito terão no domingo. Pode ser como uma corrida da MotoGP, onde os pilotos invertem a posição duas ou três vezes por volta", opinou.
"Vamos esperar o domingo [para ver se é bom para o espetáculo como um todo], mas depende do tamanho dessas zonas e de como vai afetar as disputas. Se for fácil demais de ultrapassar, então não é bom", finalizou.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana do GP da Austrália AO VIVO e EM TEMPO REAL. Neste sábado, o terceiro treino livre está marcado para as 0h (de Brasília). Mais tarde, a classificação acontece às 3h. Red Bull e Ferrari são as favoritas.
FÓRMULA 1 2022: TUDO SOBRE A SEXTA-FEIRA DO GP DA AUSTRÁLIA | Briefing
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.