Red Bull terá de "emagrecer" para seguir competitiva na sequência da temporada da F1
O consultor da Red Bull, Helmut Marko, afirmou que o excesso de peso será determinante para os rumos da temporada 2022 da Fórmula 1
O fim de semana perfeito da Red Bull no GP da Arábia Saudita, com pole-position de Sergio Perez e vitória de Max Verstappen, não abaixou a guarda da equipe para a sequência da temporada 2022 da Fórmula 1. Helmut Marko, consultor da equipe, afirmou em entrevista para o portal alemão Formel1.de que os taurinos vão precisar reduzir o peso do RB18 para a sequência da temporada se quiserem seguir na luta por vitórias em 2022.
Neste ano, o novo regulamento técnico da F1 aumentou o peso dos carros de 752 kg para 795 kg, para comportar as novas rodas de 18 polegadas e os recursos de segurança que foram aperfeiçoados no chassi.
Marko, ainda, reconheceu que o bólido de 2022 estava com excesso de peso, portanto, a Red Bull precisa reduzir este número para se manter competitiva ao longo da temporada, visto o bom desempenho da Ferrari nas duas primeiras provas. Mas, para isso, os energéticos terão que enfrentar um grande desafio: o teto orçamentário.
Sergio Pérez largou na pole no GP da Arábia Saudita (Foto: Red Bull Content Pool)
Para 2022, as equipes podem gastar até US$ 140 milhões (cerca de 657 milhões de reais, na cotação atual) em soluções para seus carros, valores estes que impõem uma adversidade maior para Red Bull, Ferrari e Mercedes - equipes com mais orçamento do grid.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Com uma vitória cada, os taurinos e a Ferrari ditam o ritmo neste início de ano. Marko apontou como que o emagrecimento dos carros terá influência nos rumos do campeonato. "Será preciso calcular com precisão onde a confiabilidade e a redução de peso podem ser encontradas. Mas uma coisa é clara: certamente não estará no pelotão da frente nesta temporada quem estiver acima do peso", analisou o consultor.
A Alfa Romeo é a equipe que mais está próxima do peso mínimo para este ano. E começou muito bem o ano, com Valtteri Bottas e Guanyu Zhou na zona de pontuação no GP do Bahrein. Porém, o time italiano foi quem se colocou contra o aumento de peso. Questionado sobre o tema, Helmut desconversou, mas elogiou o desempenho do C42 com motor Ferrari. "Pela informação que temos, é seguro dizer que é o único carro que se mostra sem excesso de peso. Aparentemente, eles também têm uma distância entre eixos mais curta, mas não posso julgar", avaliou Marko.
LECLERC X VERSTAPPEN É A RIVALIDADE QUE A FÓRMULA 1 PRECISA? | Paddockast #141
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.