Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Red Bull vê rivais favoritas na Holanda e cutuca Pérez: "Não costuma impressionar"

Consultor-esportivo da Red Bull, Helmut Marko disse crer em favoritismo de Mercedes e Ferrari na Holanda após um primeiro dia abaixo da crítica de Max Verstappen e Sergio Pérez — que recebeu alfinetada

2 set 2022 - 17h18
Compartilhar
Exibir comentários
Marko deu uma cutucada em Pérez ao comentar ritmo da Red Bull
Marko deu uma cutucada em Pérez ao comentar ritmo da Red Bull
Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

OS SEGUNDÕES DA F1 2022: DÁ PRA CONFIAR EM SAINZ E PÉREZ? | PADDOCKAST #163

A Red Bull viveu um primeiro dia complicado no GP da Holanda, nesta sexta-feira (2), com Max Verstappen e Sergio Pérez bem atrás dos ponteiros nas duas sessões de treinos livres. Com um resultado incomum ao se considerar o nível da Red Bull — principalmente o domínio exercido na última corrida, na Bélgica —, Helmut Marko explicou que a equipe caiu em uma falsa sensação de segurança ao superestimar o ritmo do carro utilizando pneus duros.

"Nós superestimamos drasticamente a importância dos pneus duros", explicou Marko. "Nos sentimos bem com esses pneus, quando pensamos que não teríamos nenhuma aderência. No momento, não temos um bom equilíbrio, não temos aderência e os pneus superaqueceram rápido demais", lamentou.

Ao comentar os problemas que Sergio Pérez viveu na primeira sessão do fim de semana, Marko não deixou de soltar uma crítica ao mexicano — que normalmente apresenta dificuldades às sextas-feiras e ficou mais de 1s atrás do líder Charles Leclerc no TL2. Além disso, destacou novamente que o bom rendimento com os pneus duros gerou uma sensação ilusória de velocidade ao time austríaco.

Sergio Pérez levou uma cutucada de Helmut Marko após o primeiro dia no GP da Holanda (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

"Pérez teve todos aqueles problemas no primeiro treino livre, mas pensamos que fosse apenas seu ritmo de sexta. Normalmente, não é muito impressionante", cutucou Marko. "Os pneus duros provavelmente nem serão usados durante a corrida — por isso, usamos logo eles no começo do TL1 —, então queríamos descartá-lo. Estávamos à frente com esses pneus, então pensamos que fosse uma boa posição", reconheceu.

"Isso significa que temos que trabalhar duro novamente no sábado e no domingo, para colocar o carro na janela em que funciona perfeitamente", prosseguiu Marko. "No momento, estamos longe disso. Não foi ruim na jornada longa do TL2, porque naquele momento nós já tínhamos adaptado algumas coisas para o carro. No entanto, o desgaste dos pneus estava muito alto", afirmou.

Apesar de todos os problemas, Marko tem confiança de que tudo será resolvido antes da classificação de sábado. O austríaco ressaltou o entendimento do carro por parte de Gianpiero Lambiase, engenheiro do atual líder do campeonato, mas ainda assim demonstrou certo pessimismo e vê Ferrari e Mercedes mais próximas de uma possível vitória do que a própria Red Bull.

"Ainda assim, Gianpiero Lambiase, engenheiro de Max [Verstappen], estava positivo", revelou. "Ele disse que acha que sabe as raízes dos problemas, então não estou preocupado ainda. Está claro que está mais equilibrado do que em Spa. As curvas são mais lentas aqui, mas estamos ao menos buscando o pódio. Isso seria suficiente para nós. Tanto Ferrari quanto Mercedes podem vencer aqui", encerrou.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Holanda de Fórmula 1. No sábado, o TL3 está marcado para as 7h (de Brasília, GMT-3). A classificação começa às 10h.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade