Renovação de Zhou na Alfa Romeo deixa grid da Fórmula 1 2023 com 3 vagas abertas
Com o anúncio da Alfa Romeo, Haas, Williams e Alpine são as únicas equipes do grid com vagas a serem preenchidas para a temporada 2023 da Fórmula 1
Restam três vagas para a Fórmula 1 definir o grid para a temporada 2023. Na manhã desta terça-feira (27), a Alfa Romeo confirmou a permanência de Guanyu Zhou por mais um ano, fechando, portanto, a sua dupla de pilotos com o chinês e Valtteri Bottas.
As equipes que ainda possuem vagas a serem preenchidas são Haas, Williams e Alpine. Na equipe americana, Kevin Magnussen está garantido graças a um contrato multianual. Mick Schumacher, por sua vez, parece distante de uma renovação, mas o alemão já despertou o interesse da Williams, que tem apenas Alexander Albon certo para 2023 e já anunciou que não vai continuar com Nicholas Latifi ano que vem.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Outros nomes também são cotados para a vaga do canadense no time de Grove, entre eles Logan Sargeant, pupilo da equipe e que corre atualmente na F2, e Nyck de Vries, que impressionou bastante ao pontuar no GP da Itália e voltou com força ao radar da F1.
A Alpine fecha o trio e é a que tem a situação mais confusa do momento — além da vaga mais tentadora, uma vez que é atualmente a quarta força do grid, atrás apenas de Mercedes, Ferrari e Red Bull. A base em Enstone confirmou que a lista de candidatos ao lugar de Fernando Alonso — que chegou a ter 14 nomes, segundo o chefe do time, Otmar Szafnauer — agora conta com seis pilotos.
Pierre Gasly é tido como o favorito para ser o companheiro de equipe de Esteban Ocon, mesmo com contrato com a AlphaTauri. O francês poderia ser liberado caso o time de Faenza consiga outro à altura para substituí-lo. De início, a intenção era ter Colton Herta, mas a superlicença impediu a ida do americano da Indy para a F1. De Vries, então, surgiu como opção para a AlphaTauri, o que deixaria o caminho livre para Gasly ir para a base em Enstone.
O holandês campeão da F2 em 2019 também está na mira da Alpine, pois foi escalado para o teste privado da equipe na semana passada, na Hungria, ao lado de Jack Doohan e Antonio Giovinazzi. Há também Schumacher, que é o favorito de Ocon.
Mercedes, Red Bull e Ferrari seguem com suas duplas titulares. Na McLaren, além de Lando Norris, Oscar Piastri vai assumir o lugar de Daniel Ricciardo, que ainda não sabe se terá espaço na F1 em 2023 e cogita tirar um ano sabático. Já a Aston Martin terá Lance Stroll e Alonso no lugar do futuro aposentado Sebastian Vettel.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.