Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Repetição de erro fatal causa reclamação no mundo da F1

Trator entra na pista para retirar carro batido. Em 2014, Jules Bianchi sofreu acidente fatal na mesma pista ao bater em veículo similar

9 out 2022 - 06h03
Compartilhar
Exibir comentários
O momento em que Pierre Gasly passa próximo a um trator na pista
O momento em que Pierre Gasly passa próximo a um trator na pista
Foto: F1 / Reprodução

O GP do Japão teve sua realização interrompida por mais de duas horas em razão da chuva forte que caía sobre o circuito de Suzuka. A interrupção foi motivada por uma batida de Carlos Sainz ainda na primeira volta, quando o espanhol aquaplanou e se chocou contra uma proteção de pneus.

Em um primeiro momento, o safety car foi acionado, sendo trocado por uma bandeira vermelha pouco depois. Foi quando a grande polêmica do dia aconteceu. Ainda com os carros passando pela pista, um trator entrou em cena para retirar a Ferrari de Sainz. O veículo de serviço andou bem na parte externa da tangência, representando um grande risco a quem passava no local.

Câmeras onboard de diversos pilotos mostraram o quão próximos os carros passavam do trator e como as condições de visibilidade era baixa. Imediatamente, veio à memória o acidente de Jules Bianchi, na mesma pista de Suzuka, em 2014, também com forte chuva. Na ocasião, o francês bateu em um trator que retirava o carro de Adrian Sutil da pista e veio a falecer meses depois em decorrência do impacto.

Pierre Gasly, francês como Bianchi, foi o primeiro a se manifestar com veemência sobre a irresponsabilidade de um carro de serviço entrar na pista. Outros pilotos, membros de equipe e fãs também se posicionaram de foram contrária ao procedimento. Até o pai de Bianchi usou as redes sociais para lamentar o ocorrido, que considerou um desrespeito à memória de seu filhos e aos pilotos em geral.

O descuido - para dizer o mínimo - é inaceitável em uma categoria que preza cada vez pela segurança dos pilotos. A entrada de veículos de serviço na pista já se mostrou perigosa na prática, e custou uma vida. A repetição do erro na mesma pista e em condições semelhantes é algo que precisa ser analisado e revisado internamente na FIA. Mas a reprimenda em Gasly, justamente o que mais levantou a voz para reclamar, por, spostamente, estar em velocidade incompatível com bandeira amarela/vermelha, indica que a organização talvez esteja mais preocupada em terceirizar responsabilidades.

Não custa lembrar que o relatório final sobre o acidente fatal de Bianchi apontou o próprio piloto como um dos responsáveis pelo acidente, com alegação semelhante à dada na "bronca" a Gasly...

Confira o momento em que o trator é visto em posição perigosa, muito próximo aos carros em movimento:

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade