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Reviravolta na F1: Alonso recupera o terceiro lugar na Arábia

Após demorar a punir, a FIA volta atrás após alegações da Aston Martin e confirma a terceira posição de Alonso, seu 100º pódio na F1

19 mar 2023 - 19h54
(atualizado em 21/3/2023 às 13h14)
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Agora sim! Após a receber o troféu pela terceira posição e receber punição, Alonso pode comemorar
Agora sim! Após a receber o troféu pela terceira posição e receber punição, Alonso pode comemorar
Foto: Fernando Alonso / Twitter

Ah, as delícias da arte da discussão. Somente minutos atrás é que o GP da Arábia Saudita teve o seu resultado fechado e, depois de tanta discussão, ficou mantido o resultado de pista.

Um pouco antes, publicamos todo o embasamento que levou a punição pelos Comissários à Fernando Alonso por considerar que a punição de 5 segundos por ter alinhado erroneamente o carro na posição de largada não havia sido cumprida. Toda a explicação está aqui.

Após a decisão da inclusão de tempo e a promoção de George Russell à terceira posição, a Aston Martin recebeu a decisão e a questionou, conforme é previsto no regulamento.

A Aston Martin mostrou aos Comissários SETE (7) outros casos semelhantes de cumprimento de punição de tempo em paradas de box onde o macaco tocou o carro da mesma forma que foi feito com Alonso e não houve punição alguma.

Além disso, a Aston alegou que o entendimento feito entre a FIA e as equipes que este tipo de toque com o macaco ser considerada “trabalho” era incorreto e não se enquadrava no item c) do Artigo 54.4 do Regulamento Esportivo.

Após estas alegações, os Comissários reavaliaram o caso, até mesmo diante da falta de entendimento que este tipo de ação ia contra o acordo entre a FIA e a F1 e julgaram a reclamação procedente. Desta forma, Fernando Alonso conseguiu de volta a terceira posição e assim confirmava a sua 100ª ida ao pódio na F1, sendo o sexto da história a conseguir isso.

Eis a revisão da decisão dos Comissários
Eis a revisão da decisão dos Comissários
Foto: FIA / Divulgação

Certamente, esta situação não passará em branco e deveremos ter uma Diretiva sobre assunto e uma nova redação do regulamento esportivo para deixar a situação mais clara, coisa que cada vez mais é rara nos documentos da FIA. Que na esteira de Abu Dhabi 2021 prometeu uma ampla revisão das regras justamente neste sentido.

Pelo menos, a decisão de pista foi mantida. Mas este tipo de confusão poderia sido evitada. Porém, esta foi a primeira evidência até onde se saiba de que o Centro Remoto de Operações da FIA, instituído no ano passado para apoiar a Direção de Provas e os Comissários.

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