Ricciardo na Red Bull em 2025? É o que Horner pensa
A volta de Ricciardo à F1 atende à Red Bull de várias formas e o chefe da equipe "acha" que o australiano quer voltar à Red Bull em 2025
Que o destino de Nyck De Vries estava selado, não era segredo para ninguém. A decisão de retirá-lo da AlphaTauri era uma questão não de “se” mas de “quando”. Nada de novo no reino da Red Bull, acostumada a tratar a troca de pilotos como um assunto quase como resolver colocar açúcar ou adoçante no café.
O que chamou a atenção foi a decisão de colocar Daniel Ricciardo no lugar do incinerado holandês. Afinal de contas, o australiano vinha de anos não tão convincentes depois que saiu da Red Bull e o período na McLaren foi extremamente insatisfatório para ambas as partes.
Quando foi anunciado como terceiro piloto da Red Bull no final do ano passado, significou um retorno às origens. Afinal de contas, Ricciardo era um piloto taurino desde a base e era tido como um potencial campeão e líder do time. Pelo menos, até chegar Max Verstappen.
Mas uma quase unanimidade apareceu: uma sombra seria colocada sobre Sergio Perez. Afinal de contas, o mexicano oscila demais em seu desempenho, embora venha cumprindo o papel de segundo piloto de uma maneira que a Red Bull busca há anos.
Só que o mexicano não vem sendo tão positivo quanto a equipe espera. Desta forma, a maquiavélica máquina de moer pilotos do Dr. Marko entra em ação...
A volta de Ricciardo acaba atendendo vários pontos: primeiro, substitui com folgas Nyck De Vries, que mostrou um desempenho muito abaixo do esperado; segundo, é mais um passo na readaptação de Ricciardo à categoria, que só fez testes em simuladores e foi andar na Red Bull atual dias atrás em Silverstone.
Em entrevista ao podcast F1 Nation, Christian Horner, chefe da Red Bull, deixou “escapar” que acha que o objetivo de Ricciardo é roubar o posto de Perez em 2025. Em princípio, Helmut Marko já garantiu Perez até o final de seu contrato (2024), por julgar que não tem boas opções para uma troca imediata.
O fato é que Ricciardo vem fazendo uma abordagem humilde e a volta pela AlphaTauri deve ser encarada como uma oportunidade de se readaptar sem pressão. O fato do AT04 ter se provado um carro difícil até aqui e principalmente com problemas de freio (o que pode ser complicado para Ricciardo, um piloto que se destaca nas freadas) pode ser um complicador para alguém que está refazendo sua imagem.
A perspectiva de uma nova AlphaTauri para 2024 (inclusive com novo nome) abre este campo para Ricciardo e ele sabe que esta pode ser a sua última grande chance na F1. A categoria precisa dele por seu alto astral (virou querido do DTS por isso) e a Red Bull sabe que precisa de alguém para manter a pressão não só sobre Perez, mas também sob Tsunoda, que já é dado como uma carta fora do baralho por conta do acordo Aston Marin/Honda.
A ver como Ricciardo volta à ativa. Os olhos estarão sobre ele e não vai adiantar botar uma pressão além do que já está submetido. Além da Red Bull, há mais um interessado na recuperação de Ricciardo: ele mesmo